Armagnac

Bebida típica da região de Gasconha na França, atualmente conhecida como Lot-et-Garonne, o Armagnac possui mais de 700 anos de existência. A história da bebida tem início na Idade Média, quando o destilado era utilizado como remédio. Os monges e padres misturavam nas abadias o destilado com ervas medicinais, visando curar enfermidades das pessoas da época, já que não existiam remédios capazes de aliviar as dores provocadas pelas doenças. Apesar do seu uso para fins medicinais, a produção do Armagnac foi se alterando conforme o passar dos anos, realizado somente em 1650 o primeiro processo de destilação semelhante aos dos dias de hoje.

Muito cultuado e apreciado em todo mundo, especificamente em sua região de origem, no sudoeste da França, o Armagnac completou 700 anos em 2010, tendo a Lot-et-Garonne, área onde se concentra os melhores rótulos da bebida, recebido um documento do Vaticano. Esse documento, bastante antigo, localizava-se na biblioteca local, com a escrita original do padre Vital Du Fuor. O manuscrito datado de 1310 explica mais de 40 tipos de usos que podem ser feitos com aygue ardente – nome dado para o destilado nas épocas mais remotas – para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

A elaboração da bebida conta com até dez tipos de vinhos brancos diferenciados, sendo esses produzidos com castas distintas entre si. As variedades mais utilizadas de uvas são Sant-Émilion, Folle Blanche, Ugni Blanc, Baco e Colombard. A produção do destilado só pode ocorrer no conhecido triângulo constituído pelas cidades que formam Bordeaux, existindo até uma delimitação por lei desde maio de 1909, a fim de garantir a denominação da área como "Appellation Contrôlée Armagnac".

Passando apenas por uma etapa de destilação, o Armagnac é extremamente potente, além de possuir sabor marcante. Igual o vinho Cognac, bebida pertencente a mesma categoria de Brandies, o destilado francês possui graduação alcóolica elevada, podendo chegar até 40% na grande parte dos exemplares vendidos.

Igualmente o Vinho do Porto e o Vinho Jerez, o destilado Armagnac pode receber denominações diferenciadas de acordo com o seu tempo de envelhecimento, isto é, seu tempo de guarda. Caso se obtenha dois anos, no mínimo, o brandy é considerado V.S. (Very Special), já no caso do X.O. (Extra Old, ou também conhecido como Hors d'Âge) o destilado deve possuir no mínimo dez anos. Apesar de 10 anos indicar um excelente tempo de guarda, os rótulos considerados como melhores, entram na categoria X.O. Premium, possuindo assim, mais de 20 anos de envelhecimento.  

8 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por