Mazuelo

A Mazuelo, conhecida também como Cariñena ou Carignan, é uma uva de pele escura originária de Aragon, região no norte da Espanha. Essa variedade é utilizada na composição dos vinhos elaborados no Mediterrâneo, principalmente, na região de Languedoc-Roussillon e no nordeste do território espanhol.

As vinhas dessa uva atingem melhor o ápice qualitativo e se adaptam melhor em áreas vinícolas secas e com climas quentes, onde apresentam altos níveis de taninos, boa acide e excelente coloração. Tais características são responsáveis por tornar a uva Mazuelo ideal para participar de vinhos tintos que possuem complexos aromas e sabores, no entanto com pouco corpo e cor. Poucos vinhos varietais Mazuelo são elaborados, contudo os melhores exemplares possuem características de frutas escuras e sabores picantes.

A uva Mazuelo possui diferentes sinônimos ao redor do mundo, dependendo da área vinícola onde é plantada. No entanto, poucos destes nomes realmente aparecem nos rótulos dos vinhos, pois os exemplares são rotulados com as denominações de Mazuelo ou Carignan, especialmente, nos de Rioja.

Em território francês, a Mazuelo já foi uma das variedades mais plantadas entre 1960 e 2000, no ano de 1980 a casta era responsável por ocupar mais da metade das áreas destinadas as vinhas. Três quartos das videiras Mazuelo cultivada na França estão em Languedoc-Roussillon, dando origem aos Vin de Table.

Na Espanha, os melhores vinhos produzidos com a Mazuelo são provenientes do Priorato. Apesar de a uva ser nativa de Aragon, atualmente, a variedade é utilizada com maior frequência na região da Catalunha. Trata-se de uma casta que se encontra entre uma das mais cultivadas, atrás apenas da Cabernet Sauvignon, Grenache e Tempranillo.

É possível encontrar plantações da Manzuelo na Sardegna, onde é chamada de Carignano. As elevadas temperaturas do Mediterrâneo contribuem para as vinhas mais antigas atinjam o ápice qualitativo, dando origem a vinhos ricos e com sabor picante.