Moscato Bianco di Canelli

Moscato Bianco di Canelli é uma variedade de uva branca, uma das mais antigas e nobres castas da família Muscat. Conhecida também como Muscat Blanc à Petit Grains, Muscat Blanc e Muscat Canelli em outras regiões vinícolas, a Moscato Bianco é cultivada amplamente em regiões importantes da Europa e do Novo Mundo.

Por ser cultivada em diversas regiões, a uva Moscato Bianco di Canelli dá origem a vinhos de diversos estilos e níveis de doçura, de acordo com as preferências regionais. Os vinhos varietais no estilo seco apresentam sabores de frutas cítricas, florais e aromas de especiarias, enquanto os vinhos espumantes possuem um nível maior de doçura e tendem a apresentar sabores mais frutados. Os vinhos de sobremesa feitos com a Moscato Bianco são, tipicamente produzidos como vins doux naturels, o termo usado na França para designar vinhos que têm uma alta quantidade de açúcar natural em sua composição. São feitos com a adição de aguardente vinífera a fim de parar o processo de fermentação, como nos fortificados vinhos do Porto e Marsala. 

Essa variedade de uva é cultivada em maior proporção na Itália e por isso, tem uma participação significativa na produção de vinhos brancos italianos. Os exemplares mais famosos elaborados com a uva Moscato Bianco di Canelli são os espumantes Asti e os frisantes Moscato d’Asti, muito apreciados no mundo do vinho e amplamente exportado para todo o mundo.

Na França, a Moscato Bianco di Canelli encontra-se também entre as variedades mais cultivadas na produção de vinho branco no país. Suas vinhas são plantadas nas regiões do sul como, por exemplo, Beaune-de-Venise, Frontignan e Rivesaltes. A Moscato Bianco também é cultivada abundantemente na Alsácia, além de dar origem a bons vinhos doces na Alemanha, Grécia, Áustria e Espanha.

Em regiões da Austrália, essa variedade possui diversos sinônimos, tais como Frontignan, Rutherglen e Brown Muscat. Rutherglen trata-se de uma área vinícola situada a nordeste do país, estabelecida há muitos anos como especialista em uvas Muscat, além de ser lar de vinhos Muscat fortificados, com coloração profunda e sabor âmbar.