Müller Thurgau

A uva branca Müller-Thurgau foi criada em 1882 por um suíço nascido na cidade de Thurgau, chamado Herman Müller. Acredita-se que esse tipo de uva é derivado do cruzamento das castas Riesling e Madeleine Royale, mas especialistas alemães defendem a hipótese de que ela seja, na verdade, um cruzamento entre as variedades Riesling e Chasselas.

A Müller-Thurgau é a segunda variedade de uva mais cultivada na Alemanha, atrás apenas da famosa uva Riesling, além de ser facilmente encontrada em regiões vinícolas da República Tcheca, Áustria, Eslováquia, Hungria, Suíça, Itália, Reino Unido, Nova Zelândia e Luxemburgo, entre outros países.

Essa variedade é utilizada com bastante frequência na elaboração dos vinhos alemães do tipo Liebfraumilch, o que provocou severas críticas à Müller-Thurgau, mas não impediu que este tipo de uva alcançasse papel fundamental na indústria do vinho alemão após a Segunda Guerra Mundial.

O pós-guerra, período em que o país encontrava-se economicamente abalado, requeria uma videira que apresentasse bons rendimentos e um fácil cultivo, restabelecendo assim a produção vitivinícola alemã. A uva Müller-Thurgau surgiu como uma grande solução para a crise no setor.

Essa uva apresenta um amadurecimento precoce e possui bons rendimentos, além disso, requer solos úmidos e profundos para que seu cultivo dê frutos de excelente qualidade. A Müller-Thurgau necessita de atenção e cuidados, uma vez que é suscetível ao míldio e às demais doenças.

Os vinhos que levam a Müller-Thurgau em sua elaboração são exemplares leves e florais, muito refrescantes e fáceis de beber, além de possuírem baixa acidez. Recomenda-se que os vinhos brancos originados com a uva Müller-Thurgau sejam degustados ainda jovens, explorando as excelentes peculiaridades que esses rótulos apresentam.

O vinho branco seco “Iphofer K. Muller-Thurgau Kabinett Trocken 2013”, do produtor Hans Wirsching, é elaborado com a uva Müller-Thurgau, cultivada na região de Franken, na Alemanha. Ideal para servir de acompanhamento a pratos que contenham peixes e frutos do mar, o rótulo apresenta características marcantes e é considerado uma excelente escolha para quem admira bons vinhos brancos.

Hans Wirsching é conhecido pelos grandes brancos e secos alemães e facilmente reconhecido pelos formatos de suas garrafas bojudas, além de elaborar vinhos bem reputados com as uvas Silvaner, Riesling, Müller-Thurgau e Scheurebe.