Muscat Ottonel

A uva Muscat Ottonel, conhecida também como Moscatel Ottonel, é uma das variedades pertencentes à família Muscat. Nativa da França, a Muscat Ottonel foi criada a partir da união de duas outras variedades, a uva Chasselas e a casta Muscat Ingram.

Responsável pela elaboração de vinhos dos mais variados estilos, a uva Muscat Ottonel dá origem desde vinhos secos até vinhos de mesa, incluindo exemplares mais complexos e com maior nível de açúcar residual. É possível encontrar o plantio dessa variedade de uva em regiões como Alsácia e em outros países do leste europeu. A uva Muscat Ottonel é cultivada ainda na Romênia, Bulgária, Crimeia, Ucrânia, Moldávia, Cazaquistão, Uzbequistão, Tajiquistão e Turcomenistão.

Criada em 1852 no Vale do Loire, a uva Muscat Ottonel foi amplamente cultivada na Alsácia, região onde era permitido o plantio de variedades sob a denominação Muscat. Dentre as castas que compõem a família Muscat, a uva Muscat Ottonel é a que possui coloração mais pálida, com tons de amarelo e verde. Além disso, essa variedade é extremamente aromática e possui baixos níveis de acidez.

Apresentando bagos de tamanho médio, essa casta, em comparação com as outras variedades Muscat, possui um sabor mais leve e se adapta melhor a regiões de clima mais frio. A uva francesa amadurece mais cedo e produz vinhos mais delicados que a uva Muscat Blanc à Petit Grains ou a casta Moscatel de Alexandria.

Em razão da sua resistência maior ao frio, a uva Muscat Ottonel é cultivada com frequência em regiões da Alsácia, onde é responsável pela produção de vinhos semi secos, e em regiões da Áustria, plantada em Burgenland e utilizada para elaborar o tradicional vinho Pradikatsweins.

Na região austríaca de Rust/Neusiedlersee, a Muscat Ottonel dá origem a ricos vinhos de sobremesa. Esse tipo de vinho é produzido também na Croácia, enquanto na Alemanha, a uva Muscat Ottonel elabora vinhos com a famosa podridão nobre, e na Hungria, vinhos de colheita tardia.

4 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por