Picpoul Noir

A Picpoul Noir (ou Piquepoul Noir) é uma variante tinta e rara da uva Picpoul Blanc. Apenas uma pequena quantidade da uva Picpoul Noir permanece cultivada com o decorrer dos anos e, a maior parte dela, encontra-se em regiões do sul da França, no extremo sul do Vale do Rhône e ao leste de Languedoc-Roussillon. Além disso, uma ínfima quantidade de vinhas é cultivada na Espanha, onde a variedade é chamada de Picapoll Negro.


Essa variedade tinta quase nunca é utilizada na elaboração de varietais, embora alguns produtores a utilizem na produção de vinhos rosés na região de Languedoc-Roussillon. Alguns dos melhores vinhos Picpoul Noir apresentam coloração clara, são exemplares altamente perfumados e que apresentam notáveis níveis de acidez, bem como elevado teor alcoólico.


Utilizada com maior frequência na elaboração de vinhos de corte, a uva Picpoul Noir recebe maior destaque por participar da composição dos tradicionais vinhos Chateauneuf-du-Pape, produzidos na região francesa do Vale do Rhône. Para a produção de tais exemplares franceses é utilizado as uvas Grenache, Syrah, Terret Noir, Muscardin, Mourvedre, Bourboulenc, Cinsaut, Clairette, Vaccarese, Roussanne, Picardan e Picpoul Noir.


A Picpoul Noir atinge uma de suas maiores expressões na denominação Picpoul de Pinet, além da denominação espanhola de Montsant, onde os produtores são responsáveis por dar origem a vinhos que contenham 100% da uva Pipcapoll Negro. O melhor dos vinhos espanhóis Picpoul Noir é o Orto Vins Les Tallades de Cal Nicolau, produzido a partir de algumas das vinhas mais antigas cultivadas na região, desde o ano de 1880.


O prestigiado produtor francês, Mas de Daumass Gassac, dá origem ao vinho PicPoul de Pinet, um varietal da uva Picpoul Noir. Trata-se de um vinho branco seco, com 13% de teor alcoólico e que pode servir perfeitamente como um aperitivo ou harmonizar-se com saladas, entradas, frutos do mar e peixes. O PicPoul de Pinet é extremamente fresco e com um cativante caráter floral, uma verdadeira descoberta para amantes de vinhos brancos delicados.