Pinot Bianco

A uva Pinot Blanc é uma variedade versátil, utilizada na produção de bons vinhos espumantes e alguns vinhos doces de sobremesa. Apesar de não ser um dos membros mais populares da família Pinot, a Pinot Blanc mostrou o seu valor em diferentes regiões vinícolas da Europa, como na Alsácia e no Alto Adige, bem como em partes da Alemanha e da Áustria.

A variedade é frequentemente combinada com a uva Chardonnay, visto que a uva internacional produz vinhos semelhantes com os da Pinot Blanc – exemplares encorpados, com boa acidez e que respondem bem quando maturados em barris de carvalho.

A região lar da uva Pinot Blanc é, sem dúvidas, a Alsácia, onde a variedade é um pouco ofuscada pelas duas estrelas da área: as castas Riesling e Gewürztraminer. Os vinhos Pinot Blanc da Alsácia são caracterizados por aromas de amêndoa e toques de especiarias. No paladar, estes exemplares mostram sabores de maçã e uma textura cremosa. Além disso, os vinhos Pinot Blanc podem apresentar também algumas características minerais leves, mas silenciadas pelo tratamento em carvalho. Os espumantes Crémant d’Alsace são mais nítidos e exibem muitas vezes sabores de noz.

As leis de denominação da Alsácia obrigam que os vinhos rotulados como Pinot Blanc podem ter uma proporção não especificada da uva um pouco menos ácida Auxerrois. Curiosamente esta regra não se aplica aos vinhos Auxerrois produzidos na Alsácia.

Na região da Borgonha, onde acredita-se que a Pinot Blanc tenha sido originada, ainda é permitido seu cultivo em diferentes Grands Crus. A variedade é também uma das poucas permitidas a participar da mistura dos tradicionais Champagne, ao lado da Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay.

Fora da França, a Pinot Blanc é cultivada no noroeste da Itália, onde é chamada de Pinot Bianco. Nestas áreas a variedade é utilizada para dar origem a vinhos em um estilo mais leve e refrescante. Na Áustria, a Pinot Blanc dá origem aos tradicionais e doces vinhos Trockenbeerenauslese. 

3 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por