Saperavi

A uva tinta Saperavi é uma variedade nativa da República da Geórgia, conhecida pela notável cor e acidez que pode acrescentar em vinhos de corte. Trata-se de uma das uvas tintas mais importantes e cultivadas da Geórgia.


Quando utilizada na elaboração de vinhos varietais, a uva Saperavi dá origem a exemplares com excelente capacidade de envelhecimento dentro da garrafa. As vinhas dessa casta são extremamente resistentes, capazes de suportar com facilidade baixas temperaturas, bem como necessita de poucos cuidados especiais.


Essa variedade de uva é conhecida pela coloração escura que apresenta, visto que Saperavi significa “tinta” ou “corante”, no dialeto georgiano. Além disso, essa casta dá origem a vinhos com coloração densa, elevados níveis de acidez e aromas complexos. Ou seja, a Saperavi é um dos poucos tipos de uvas que apresenta coloração vermelha dentro e fora, isto é, na polpa e na pele.


As vinhas da Saperavi amadurecem tarde e possuem elevados rendimentos – principais características que a torna famosa entre os produtores da Geórgia. Essa variedade é cultivada em quase todas as regiões vinícolas da ex-república soviética, sendo uma famosa casta tinta da Rússia, Ucrânia, Azerbaijão, Moldávia, Armênia e Bulgária.


A uva Saperavi é utilizada para adicionar cor intensa e notáveis níveis de acidez aos vinhos que dá origem. Nas últimas décadas, essa variedade provou dar origem a vinhos com excelente qualidade e boa capacidade de guarda, exemplares capazes de envelhecer durante anos. Na Geórgia, a melhor expressão dessa uva acontece em Kakheti, perto da fronteira leste com o Arzebaijão.


Considerada uma variedade de amadurecimento tardio, a Saperavi apresenta exitoso cultivo em regiões com climas mais frios, assim como em regiões da Europa Oriental, produzindo rendimentos generosos sem que comprometa sua qualidade. Fora do território europeu, a uva Saperavi é cultivada apenas em pequenas quantidades nos Estados Unidos, em Finger Lakes, estado de Nova Iorque, e na região de Victoria, na Austrália.