Savagnin

A uva Savagnin é uma variedade antiga, utilizada na produção de bons vinhos brancos em regiões vinícolas do leste da França. A Savagnin é responsável pela elaboração de dois prestigiados vinhos franceses – o Vin Jaune e o doce e concentrado Vin de Paille – ambos produzidos na região de Jura.

O nome “Savagnin” tornou-se um dos sinônimos para os famosos Vin Jaune, exemplares amadurecidos em barris durante vários anos, sob uma película natural de leveduras. Durante este período de maturação, o vinho desenvolve ricos sabores e coloração amarela profunda, que lhe garante o nome “jaune”, do francês, “amarelo”. Os melhores Vin Jaune são produzidos a partir da uva Savagnin, provenientes das vinhas de Chateu-Chalo, em Jura.

Já o Vin de Paille, ícone da região de Jura, é elaborado com uvas secas durantes várias semanas, a fim de concentrar melhor os açúcares naturais e sabores das castas. Tais vinhos eram, tradicionalmente, produzidos a partir de uvas secas sobre tecidos feitos de palha, que lhe garantiu o nome “paille”. O teor alcoólico dos Vin de Paille é elevado, encontrando-se entre 15 e 20%, além disso, são produzidos sob as denominações de origem Cotes du Jura e Arbois.

A Savagnin também está presente na composição de vinhos brancos e espumantes de Jura, ao lado da emblemática uva Chardonnay, responsável por ocupar mais da metade dos vinhedos da região francesa. Em áreas vinícolas da Suíça, a Savagnin é conhecida como Heida e Paien, utilizada na produção de vinho brancos secos e refrescantes.

É muito comum encontrar vinhas da Savagnin cultivada ao sul dos Alpes, na área leste francesa, como também em outras regiões da Suíça, Áustria, Austrália, Canadá e África do Sul. Cerca de 76% da produção mundial da Savagnin é cultivada na França, enquanto 13% na Suíça e 6% na Áustria.

Essa uva francesa possui outras variedades, como a Savagnin Blanc, por exemplo. Tal variedade já foi confundida com outras castas, como a Gerwürtaminer, na Alemanha e Alsácia, e com a cepa Albariño, em regiões da Austrália. Além disso, por muito tempo acreditou-se que a uva Savagnin era cultivada no leste da França, sob o nome de Gringet. No entanto, após estudos sobre o assunto, descobriu-se que a uva Gringet é uma variedade independente, sem semelhanças com a Savagnin.