Vin Jaune

Sendo um branco intenso e bastante complexo, o Vin Jaune é um dos grandes tesouros do Jura, região do leste francês ainda pouco conhecida, responsável pela elaboração de vinhos com estilo, caráter e sabores únicos, sendo classificada como AOC (Denominação de Origem Controlada).

Possuindo notas oxidativas e uma elaboração bastante particular, o nome Vin Jaune foi atribuído a essa variedade graças a coloração amarela intensa que possui. Principal uva utilizada no vinho branco bastante complexo, a casta Savagnin, um dos grandes símbolos da sua região de cultivo sem nenhuma variedade parecida em outro canto do mundo, atinge o ponto de colheita ideal somente em meados de novembro e dezembro, tornando-se assim, uma variedade de colhimento tardio.

Sendo um rótulo pouco conhecido, o Vin Jaune é elaborado somente em Côtes du Jura, Arbois, L’Etoile e Château Chalon, únicas regiões francesas que possuem o cultivo da casta necessária para a elaboração dos incríveis e maravilhosos Vin Jaune.

Contando com uma elaboração de aspecto bastante peculiar, o Vin Jaune é maturado por cerca de 6 anos em barricas feitas de carvalho que não são preenchidas totalmente, tal processo auxilia no desenvolvimento de “Saccharomyces Bayanus”, uma espécie de levedura responsável por proteger o vinho da oxidação, conferindo assim, aromas e sabores únicos ao branco. O “voile”, nome dado a proteção que a levedura propicia ao vinho, é bastante semelhante com a flor dos vinhos Jerez, responsáveis por protegerem a bebida do oxigênio.

O exemplo mais notável de Vin Jaune é o “Château Chalon” engarrafados nas conhecidas garrafas de 620ml, também denominadas como “clavelín”. A quantidade de líquido que a garrafa pode abrigar tem a ver com o volume que sobra para cada 1 litro de Vin Jaune após os seis anos de maturação por qual passa, onde uma boa parte da bebida sofre evaporação.

Apesar de ser bastante comparado com os vinhos de Jerez, por possuírem processo de produção semelhante, o Vin Jaune não leva aguardente vínica na elaboração para ser fortificado, diferenciando-se assim da outra variedade.

Sendo um vinho bastante longevo, os rótulos de Vin Jaune podem envelhecer por até 50 anos, devendo ser servidos à temperatura de adega, entre 13 e 15 graus, mostrando e evidenciando todas as suas qualidades e características.