Savatiano

A uva Savatiano é a variedade mais cultivada na Grécia, principalmente, na região vinícola de Attica. A Savatiano é conhecida tradicionalmente por participar da composição dos famosos vinhos gregos Retsina, mas atualmente, essa variedade de uva também dá origem a excelentes vinhos secos, graças as modernas técnicas de vinificação introduzidas no país.

Com cachos que variam de tamanho entre médio e grande, a uva Savatiano possui coloração amarelo pálido. Após o processo de vinificação, os vinhos elaborados a partir dessa variedade de uva assumem tons amarelo reluzente e, quando as vinhas da Savatiano são mantidas com baixos rendimentos e suas uvas são colhidas antecipadamente, é capaz de produzir vinhos intensos e secos, com características herbáceas e florais.

A alta resistência a climas secos e quentes e a doenças encontradas comumente nos vinhedos, a torna uma excelente opção para ser cultivada em regiões do Mediterrâneo, prática que ocorre há centenas de anos. A uva Savatiano também é cultivada em menores quantidades em regiões vinícolas do Peloponeso, Macedônia e nas ilhas do mar Egeu.

Tradicionalmente, a uva Savatiano é utilizada na produção do Retsina, famoso vinho da Grécia. Tais exemplares podem ser elaborados no estilo branco ou rosé, onde, a partir de antigas técnicas, adiciona-se resina de pinho a bebida. Apesar de ser produzido em toda a Grécia, a elaboração do Retsina concentra-se, principalmente, aos arredores de Atenas, responsável por abastecer o consumo dos turistas.

Já na região vinícola de Thessalia, na Grécia, a Savatiano participa da composição de vinhos brancos secos e frescos da denominação Ankhíalos, produzidos também com a uva nativa Roditis.

Devido à baixa acidez que a uva Savatiano apresenta, a variedade é utilizada em blends com as uvas gregas Assyrtiko e Roditis. No entanto, a partir dos métodos de vinicultura moderna, elaboram-se excelentes vinhos varietais com a Savatiano, contribuindo para aumentar ainda mais a importância e a notoriedade da Grécia no mundo do vinho.