Tinta Barroca

A uva Tinta Barroca apresenta taninos moderados e rica coloração, características que se aliam a sua elevada concentração de açúcar para dar origem a vinhos escuros e de alta graduação alcoólica.

Usualmente empregada em vinhos de corte, a uva Tinta Barroca tem uma notável participação no blend com a Pinotage, sobretudo nas regiões vinícolas sul-africanas, onde a variedade adquiriu características singulares que propiciam a elaboração de exemplares encorpados e fortificados.

A Tinta Barroca é utilizada com sucesso na composição dos renomados Vinhos do Porto, pois seus elevados níveis de açúcar favorecem a produção de exemplares com elevado teor alcoólico, característica marcante desse tipo de vinho. Essa variedade de uva é amplamente encontrada na Região de Douro, onde ocupa o terceiro lugar dentre os tipos de uva mais cultivados.

O “Altano 2012”, produzido com as uvas Tinta Barroca, Tinta Roriz e Touriga Franca, todas cultivadas na região do Douro, é um exemplar rico e foi eleito um dos vinhos tintos de melhor relação entre qualidade e preço pela Revista Vinhos. O rótulo recebeu ainda 91 pontos da renomada revista Wine Spectator, e representa uma excelente opção para acompanhar pratos com carnes vermelhas, aves e queijos.

Com casca fina e escura, a uva Tinta Barroca não possui muitos taninos. Os exemplares que esse tipo de uva produz são vinhos aromáticos e frutados, de grande elegância. A uva Tinta Barroca é uma das castas mais cultivadas em Portugal, ao lado de suas parceiras de blend Touriga Franca e Tinta Roriz.

A Tinta Barroca tem rendimentos generosos e é resistente contra pragas, além de ter fácil cultivo. Entretanto, essa variedade requer alguns cuidados especiais, uma vez que apresenta dificuldade em se adaptar a regiões de alta incidência solar e pluviométrica. No Douro, quando cultivada em locais muito expostos ao sol, a uva Tinta Barroca encolhe, e para que isso não aconteça esse tipo de uva começou a ser plantado nas encostas mais baixas do vale, onde é mais frio e as vinhas ficam protegidas do sol intenso.