Tocai Fruilano

Nativa do sudoeste da França, onde é conhecida como Sauvignonasse ou Sauvignon Vert, a uva Tocai Friulano rapidamente se consolidou como uma das principais variedades no nordeste da Itália, tornando-se um dos estilos mais clássicos da região.

A Friuliano, como é chamada mais comumente, é uma das mais famosas variedades viníferas utilizadas na elaboração de vinhos brancos na região italiana de Friuli. Os vinhos Tocai Friulano, normalmente em versões varietais, são marcados pelo toque mineral e frutado, bem como notas cítricas e de amêndoas.

Conhecida também apenas como Tai, essa variedade de uva apresenta amadurecimento precoce e pele fina, bem como produtividade razoável, fator pelo qual é colhida no início da temporada. Além disso, a uva Tocai Friulano se adapta melhor em regiões com climas mais secos, concentrando melhor seus aromas e sabores.

Os vinhos Tocai Friulano podem ser produzidos em diversos estilos e o uso de barris de carvalho durante a maturação ocorre por parte de alguns produtores e enólogos, que optam por adicionar maior estrutura aos exemplares.

Enquanto Friuli é o verdadeiro lar da uva Tocai Friulano, a variedade também é cultivada em regiões vinícolas da Lombardia, no extremo sul do lago de Garda. Além disso, é possível encontrar também plantações da Tocai Friulano em áreas do Chile, onde é conhecida como Sauvignonasse. No país, ocorrem certas confusões durante a rotulagem de alguns vinhos onde confunde-se a variedade com a uva Sauvignon Blanc, com a qual compartilha várias características, no entanto, nenhuma relação estreita.

Em 1990, Friulano e outras variedades de uva entraram em uma batalha legal sobre o uso do nome “Tokay” e suas variantes. No entanto, em 1995 o tribunal decidiu que apenas os vinhos de Tokaj deveriam ser rotulados com o nome Tokay. Embora o tribunal tenha restringido o nome Tocai desde 2007, alguns produtores e enólogos continuam a usá-lo, além de nomear a variedade de uva mais tradicional de Friuli, ou seja, a uva Tocai Friulano (“de Friuli”).