Friuli

A região de Friuli é uma resposta italiana ao Vale do Loire. Os vinhos brancos são certamente excelentes, muito aromáticos, saborosos e refrescantes — talvez os melhores da Itália. Entre as muitas especialidades estão as uvas Pinot Grigio, Chardonnay, Sauvignon Blanc e as locais Tocai Friulano e Ribolla Gialla. Alguns vinhos são extremamente finos e complexos. Os tintos também são muito saborosos, incluindo ótimos Merlots (uma especialidade), Cabernets e a autóctone Refosco.

Localizada no nordeste da Itália, Friuli faz fronteira com a Áustria e a Eslovênia e é banhada pelo mar Adriático. As uvas ali cultivadas recebem uma influência muito positiva do clima da região, que apresenta dias quentes e noites frias, possibilitando um amadurecimento mais lento e longo, além de equilibrar a quantidade de acidez e açúcar das uvas. A casta Friulano, pertencente à família da uva Sauvignon Blanc, é uma das mais beneficiadas pelo clima da região italiana, resultando em vinhos delicados, aromáticos e muito elegantes.

Conhecida mundialmente por seus excelentes vinhos brancos, Friuli é considerada um verdadeiro berço de qualidade e inspiração para esse tipo de vinho. Os tintos que produz também apresentam grande distinção, e no decorrer dos últimos anos têm alcançado o reconhecimento de críticos e especialistas dentro e fora da Itália.

A maior parte dos vinhedos de Friuli está situada na parte sul do território, onde encontram-se as regiões de Collio Goriziano, Isonzo, Colli Orientali del Friuli e Carlo, sub-região famosa por produzir os mais caros e elegantes vinhos da região. Existem outras pequenas áreas vinícolas espalhadas por Friuli, localizadas na parte central e ocidental, cujos vinhos são menos elegantes e mais leves do que os das demais sub-regiões.

Friuli possui três áreas de Denominação de Origem Controlada e Garantida (DOCG), que estão entre as 11 mais produtivas da Itália, e três áreas de Indicação Geográfica Típica (IGT).

33 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por