Verdicchio

A uva Verdicchio é uma variedade branca cultivada há vários anos na região de Marche, situada na parte central da Itália. A Verdicchio é uma variedade versátil, utilizada tanto na elaboração de vinhos de mesa quanto na produção de vinhos mais complexos, que podem apresentar excelente capacidade de envelhecimento.

Frequentemente elogiada por críticos como uma das melhores variedades brancas da Itália, a uva Verdicchio é cultivada em diversas regiões vinícolas do país. O uso da Verdicchio foi mencionado em documentos que datam do século XIV. Historiadores acreditam que esta variedade de uva se originou no Vêneto (com o nome de Trebbiano di Soave) e migrou para Marche junto dos camponeses e animais fugindo da praga. Por sorte, a uva se adaptou melhor ao terroir da região, e se faz presente até os dias de hoje, sendo cultivada nas colinas ao longo da costa do mar Adriático.

Em Marche existem duas denominações para os vinhos varietais Verdicchio – Verdicchio dei Castelli di Jesi DOC e Verdicchio di Matelica DOC. Algumas uvas também podem fazer parte de blends com a variedade, em especial, as uvas Trebbiano e Malvasia, dando origem a exemplares com características únicas e marcantes.

Embora tais vinhos sejam tradicionais, a uva Verdicchio recebe amplo prestígio fora de Marche, participando da composição dos tradicionais vinhos Soave ao lado da uva Chardonnay, contribuindo para adicionar acidez aos exemplares.

A acidez é uma das principais características da uva Verdicchio e o que a torna famosa e amada entre diversos produtores e enólogos. Os vinhos elaborados a partir desta variedade são vinhos tranquilos, frescos e bem estruturados, marcados por sabores cítricos e florais. Além disso, essa variedade de uva serve de base também para a elaboração de bons vinhos espumantes. Alguns produtores experimentaram a Verdicchio na elaboração de vinhos doces, mas os resultados não foram ainda satisfatórios o suficiente.

Conhecida também como Trebbiano di Soave, Marchigiano e Turbiana, a uva Verdicchio é muito reconhecida por fazer parte da composição dos tradicionais vinhos italianos Soave, produzidos, principalmente, na região de Verona. O Soave apresenta coloração amarela palha intensa e sabor leve, extremamente agradável, harmonizando-se com diversos pratos, desde entradas a base de queijos frescos até pratos que contenham frutos do mar, como lagosta e crustáceos.