Marche

Marche é uma região emergente, onde já se encontram alguns vinhos tintos e brancos de muito sabor. Entre os brancos, os grandes destaques são os Verdicchio dei Castelli di Jesi e os Verdicchio di Matelica, além dos gostosos Falerio. Os rótulos tintos Rosso Piceno são um corte das uvas Sangiovese e Montepulciano, bastante ricos e cheios de fruta. Os Rosso Cònero, elaborados principalmente com a cepa Montepulciano, são ainda mais sérios, intensos e concentrados.

A vinicultura é uma das atividades mais importantes da região italiana de Marche, também chamada de Marcas no Brasil. A região conta com mais de 23 mil hectares de vinhedos que, em sua grande maioria, são cultivados nas colinas, para que a incidência dos raios solares seja aproveitada da melhor maneira pelas uvas. 

Sua localização é próxima do Mar Adriático, nas encostas dos Apeninos, uma cadeia de altos morros que se estende por mais de 1.000 km na parte central da Itália. Com relevo bastante característico, a região de Marche tem uma antiga e intensa relação com a vinicultura, mas foi somente em 1960 que o mundo passou a observar de perto a produção de vinhos na região. Foi nesse período também que os órgãos regulamentadores passaram a aplicar Denominações de Origem na área produtora. 

Com mais de 52 variedades de uvas cultivadas, sendo 30 delas autóctones, a região italiana de Marche possui como símbolo o vinho Verdicchio, exemplar com sabor seco e harmonioso, que apresenta uma coloração palha com reflexos verdes. A principal província da área vinícola responsável pela elaboração desses rótulos é Ancona e algumas partes de Maceratta, que cultivam as variedades corretas das uvas utilizadas para a produção da bebida. A importância do vinho Verdicchio é tão grande para Marche que o exemplar é um dos vinhos brancos mais premiados de todo o país.

Dentre as uvas presentes nos vinhedos de Marche, 48% são destinadas para a elaboração de vinhos DOC, onde a principal província produtora é a região de Ascoli Piceno, comuna italiana que possui cerca de 51 mil habitantes.