Viosinho

A uva Viosinho é uma variedade de pele clara de alta qualidade, nativa do nordeste de Portugal. O cultivo da Viosinho estabeleceu-se, principalmente, nas regiões de Tras-os-Montes e no Douro desde o século XIX.

Trata-se de uma variedade que não é normalmente utilizada na produção de vinhos varietais, por ser plantada em maior frequência em fileiras misturadas com outras uvas brancas. Além disso, a uva Viosinho é utilizada comumente na produção de vinhos brancos do Porto e, cada vez mais, na composição de vinhos de corte brancos tranquilos na região do Douro.

A Viosinho é responsável por adicionar maior estrutura, corpo e acidez aos vinhos de corte, bem como acrescenta sabores frutados e florais, como os de ameixa, pêssego e cereja. Os vinhos Viosinho são descritos constantemente como detentores de sabores cítricos, no entanto, a natureza dos vinhos de Portugal podem dificultar o isolamento destes sabores singulares. Normalmente, estes vinhos apresentam um elevado nível de acidez e são capazes de envelhecer muito bem em garrafa por muitos anos.

As videiras da Viosinho produzem baixos rendimentos e seus frutos amadurecem cedo, dando origem a uvas com cachos pequenos que são altamente suscetíveis a podridão. Esta característica torna a variedade difícil de ser produzida e, por consequência, cultivada apenas em volumes ínfimos.

A região do vale do Douro, principal área de cultivo da Viosinho, possui uma rica história no mundo do vinho, especialmente pelo fortificado vinho do Porto, podendo ser elaborado com mais de 60 tipos de castas autóctones. Entre as décadas de 1970 e 1980, as pesquisas lideradas por Ramos Pinto avaliou quais eram os melhores tipos de uvas e recomendou apenas cinco variedades como as melhores para a produção portuária.

As uvas Touriga Nacional, Tinta Barroca, Tinta Cão, Tinta Roriz e Touriga Franca estão entre as escolhidas. Contudo, nos dias de hoje, as vinícolas mais modernas cultivam – além destas já citadas – outras que também são consideradas essenciais para a produção dos melhores vinhos, como a cepa Viosinho, que adiciona excelentes níveis de acidez e boa estrutura.