Frisante

Apesar de ser muitas vezes comparado e até mesmo confundido com o espumante, o vinho frisante possui menor quantidade de gás carbônico e, geralmente, maior teor de açúcar residual do que os rótulos da outra variedade.

A confusão entre os dois tipos de vinhos é bastante comum pela coloração muito parecida de ambos, além do mesmo processo de obtenção do gás que provoca as borbulhas nos vinhos e ficam bastante aparentes quando colocados nas taças. Tanto no vinho frisante quanto no espumante, as bolhas de ar são adquiridas e adicionadas aos rótulos pelo processo natural da fermentação da uva.

Ao contrário dos vinhos espumantes que passam por um segundo processo de fermentação graças ao açúcar residual que permanece no vinho, que pode ser chamado de charmat quando ocorrido em tonéis de aço ou pelo método tradicional realizado na própria garrafa, o vinho frisante pode não passar por esse tipo de fermentação, ocorrendo nesse caso a introdução do gás carbônico na bebida no momento de sua fermentação alcoólica.

Por apresentar menor presença de gás, e por isso, menos borbulhas, os exemplares de vinhos frisantes costumam possuir até duas atmosferas na garrafa, sendo a pressão dentro da garrafa uma ou duas vezes maior do que a externa, tal característica é responsável por propiciar a conhecida e característica espuma dos exemplares frisantes. Sua graduação alcoólica é normalmente de 7%, sendo o vinho frisante mais conhecido o Lambrusco, da região da Itália e o melhor exemplo de rótulo, o Moscato d’Asti.

O Moscasto d’Asti, o mais delicioso frisante é elaborado com a uva moscatel, sendo um vinho bastante típico da região de Piemonte, na Itália. Conhecido como D.O.C.G (Denominação de Origem Controlada e Garantida) desde 1993, o vinho costuma possuir baixo teor alcoólico, além de apresentar leveza e finesse. Estima-se que por ano são produzidas cerca de 25 milhões de garrafas da variedade, sendo a maior parte delas, cerca de 75%, exportadas.

Bastante apreciado e cultuado pelo mundo afora, os rótulos frisantes Moscato d’Asti conhecidos por apresentar bastante frescor em um estilo único são excelentes opções de harmonizações com sobremesas, especificamente as que levam frutas como base. 

5 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por