Arraste para girar a garrafa



Meandro do Vale Meão 2022
Código 38394 | Vinho português
Produtor
Quinta do Vale MeãoOrigem
Uvas
Touriga Nacional (45%), Touriga Franca (38%), Tinta Roriz (10%), Tinta Barroca (3%) e Alicante Bouschet (2%)
Enólogo
Francisco OlazabalR$ 375,74
ou até 3x de R$ 125,25 sem juros
91 pontos
Robert Parker
Crítico Internacional
Conteúdo exclusivo sobre o Produtor

Quinta do Vale Meão
Fundada no século XIX, a histórica Quinta do Vale Meão guarda o terroir mais reputado do Douro, onde é produzido o melhor vinho português da atualidade. Selecionado inúmeras vezes para o ranking dos Top 100 da Wine Spectator, o Quinta do Vale Meão foi eleito o quarto melhor vinho do mundo em 2014; em 2018, escolhido como o melhor vinho português da safra 2016; e com a safra 2017, conquistou a nota máxima da Wine Enthusiast. É um tinto grandioso de pequena produção, talhado à moda antiga em lagares de pedra, a partir de um blend das variedades mais nobres da região.
Sobre o vinho
O segundo vinho da cultuada Quinta do Vale Meão está entre os melhores de Portugal, segundo boa parte da crítica especializada. As castas portuguesas que compõem o blend são cultivadas nos vinhedos mais aclamados do Douro para tintos (os mesmos que produzem o Meão e que costumavam produzir o Barca Velha), e vinificadas separadamente. Um tinto rico e sedutor, em um estilo muito complexo e de fantástica relação qualidade/preço, que está sempre conquistando ótimas notas.
Tipo
Tinto
Temperatura de serviço
18 a 20°C
Temperatura de armazenamento
13 a 16°C
Teor alcoólico
13,5%
Sugestão de guarda
Mais de 10 anos
Corpo
Encorpado
Vinificação
Após o esmagamento, as uvas passam por um choque térmico, seguido de pisa a pé durante quatro horas em lagares de granito. O mosto é então transferido para cubas de fermentação de pequena capacidade, com controle de temperatura. As castas são vinificadas separadamente.
Vinhedo
Uvas provenientes de vinhedos localizados na Quinta do Vale Meão, no Douro Superior, Portugal, cultivados em solos de lousa, granito e aluvião, em uma área com cerca de 104 hectares.
Maturação
Maturado em barricas de carvalho francês Allier, de 225 litros, de segundo e terceiro uso.














