Alenquer

A região promissora de Alenquer produz alguns dos melhores vinhos de Portugal, utilizando renomadas castas portuguesas como a Touriga Nacional e Arinto, e uvas internacionais, como a Cabernet Sauvignon, Syrah e Viognier.

O ótimo terroir da região produz vinhos exuberantes e opulentos, exemplares que apresentam incrível finesse e elegância. Os vinhos de Alenquer têm conquistado admiradores no mundo todo, sendo a pequena produção dos melhores vinhos disputadíssima entre os conhecedores, que também apreciam os vinhos de excelente relação qualidade e preço para o dia a dia.

Fazendo parte de Lisboa, a região portuguesa de Alenquer possui origem antiga, especificamente, no ano de 1211. Anteriormente, a área vinícola era lar de cavaleiros medievais, e nos dias de hoje é uma região que apresenta grande prestígio perante todo o mundo.

Com cerca de 43 mil habitantes, a atividade econômica de maior importância para Alenquer é a elaboração de vinhos, característica bastante notória, uma vez que a maioria das plantações da região portuguesa é constituída de diversos e enormes vinhedos.

Alenquer, na verdade, é uma Denominação de Origem dentro do território de Lisboa, sendo, inclusive, a maior produtora de vinhos de toda a região. Próxima as colinas da Serra de Montejunto, a região portuguesa possui clima bastante ameno, além da área ser protegida dos ventos úmidos e frios provenientes do Oceano Pacífico, uma vez que apresenta proximidade com o mar, contabilizando uma distância de apenas 40 km.

Com a produção de vinhos brancos e tintos incríveis, o caráter de cada um deles é bastante particular. No caso dos vinhos brancos, os rótulos são conhecidos por serem extremamente aromáticos, persistentes, cremosos e secos. Já os vinhos tintos, são bastante cultuados e apreciados mundo afora por apresentarem um maravilhoso e notório equilíbrio, além da presença de uma leve picância.

Grandes exemplares de vinhos tintos foram elaborados em Alenquer, tais como “Quinta do Monte d Oiro Reserva 2007” e “Quinta do Monte d Oiro Reserva 2008”, originados pela famosa vinícola de Lisboa, Quinta do Monte d’Oiro. Estes vinhos apresentam as uvas Syrah e Viognier presentes na sua elaboração, além de acompanharem muito bem carnes de cordeiro e caça. O exemplar de 2007 recebeu 92 pontos do crítico Robert Parker e foi eleito um dos vinhos do ano pelo mais influente crítico português, João Paulo Martins.

12 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por