Aragón

A região de Aragón é uma das 17 comunidades autônomas da Espanha, e participa da ampla gama de opções de bons vinhos oferecida pelo país. Além de produzir tintos, brancos e rosados com uma grande variedade de preços e estilos, a Espanha ostenta a maior área plantada de vinhedos do mundo.

As vinícolas de Aragón tem um importante papel nesse cenário e conquistaram uma notória reputação no mundo do vinho. Em meio a duas cadeias montanhosas emblemáticas da Espanha - os Pirineus ao norte e o Sistema Ibérico ao sul -, a região apresenta diferenças climáticas e topográficas bastante marcadas entre um extremo e outro.

Entre as uvas de grande destaque em Aragón, está a emblemática uva Cariñena, cultivada em altitudes elevadas, que podem chegar a até 1000 metros. Os vinhos elaborados com esse tipo de uva detêm grande sucesso e são classificados como rótulos espanhóis de excelente qualidade.

Uma das mais famosas Denominações de Origem de Aragón é Somontano, responsável pela produção dos melhores vinhos de toda a região espanhola. Somontano é considerada uma DOC relativamente nova, uma vez que só foi regulamentada em 1984. Versátil, a região produz vinhos tintos, rosés e brancos com grande êxito.

Os vinhos tintos produzidos na região devem apresenta uma graduação alcóolica máxima de 14%, enquanto a mínima é de 11,5%. Já os vinhos brancos podem apresentar teor alcoólico de, no máximo, 13%, enquanto os elaborados com a uva Macabeo precisam ter no mínimo 16%. Os vinhos rosés, por sua vez, devem ter mínimo de 11% e máximo de 13,5%.

A variedade e diversificação dos vinhos produzidos na região são alguns dos principais elementos responsáveis pelo seu reconhecimento e prestígio no mundo do vinho.

12 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por