Cognac

Cognac é a mais famosa aguardente, mais conhecido até mesmo que seu “primo”, o tradicional Armagnac. Trata-se de uma bebida proveniente do Charentais, grande região no oeste da França, perto de Bordeaux, que carrega o nome da histórica cidade de Cognac – epicentro de longa data da produção do brandy.

As videiras cultivadas para a produção dos Cognac cobrem milhares de hectares na região francesa de Charentais – uma das maiores áreas vinícolas do país. As melhores são cultivadas, geralmente, ao redor da cidade de Cognac, por um número pequeno de produtores que normalmente vendem seus produtos a grandes casas de Cognac.

As variedades escolhidas na elaboração dos Cognac devem apresentar elevados níveis de acidez e baixo teor de açúcar, que ao final serão convertidos em baixos níveis de álcool nos vinhos de base, permitindo que os exemplares sejam destilados por tempos maiores antes de chegar no teor alcoólico pretendido de 72%.

Boa resistência contra doenças encontradas comumente nos vinhedos é outro ponto importante nas castas utilizadas na produção destas aguardentes. O clima relativamente frio e úmido de Charentais contribui para o alto risco de podridão das uvas.

Uma das principais variedades utilizadas é a Ugni Blanc, variedade resistente a doenças, rica em acidez e com baixo teor de açúcar. Cerca de 95% dos Cognac são produzidos a partir da Ugni Blanc e os 5% restantes são completados com as cepas Folle Blanche e Colombard, embora a legislação também permite as uvas Montils e Sémillon.

A França é o mais tradicional produtor de vinhos de qualidade e maior referência em todo o mundo. Produzindo uma grande diversidade de estilos - que geralmente servem de inspiração para os vinhos criados em todo o mundo - a França oferece vinhos grandiosos nas mais diversas regiões, ajudando a definir o conceito de terroir. São vinhos feitos para serem servidos à mesa e os melhores são capazes de envelhecer por muitos anos.

7 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por