Cognac

O mais conhecido destilado da França, o vinho Cognac é produzido a partir da destilação de vinhos produzidos principalmente com a uva Ugni Blanc e as castas Folle Blanche e Colombard, precisamente na região que originou o seu nome, Cognac, área localizada no oeste da França, logo acima de Bordeaux.

Possuindo acidez elevada, os vinhos apresentam, em geral, baixa graduação alcóolica que pode variar entre 7% e 8%. Submetidos a dupla destilação, os vinhos originam um destilado conhecido como eau de vie, possuidor de coloração transparente e graduação alcoólica de 70%, armazenados em barricas feitas de carvalho.

Após o processo de envelhecimento, o Cognac perde bastante da sua graduação alcóolica, ficando mais macio com o contato com a madeira e ganhando assim, uma coloração mais profunda. O envelhecimento é a etapa mais cara da produção do vinho Cognac, sendo dois anos o envelhecimento mínimo da bebida em barricas de carvalho.

Os melhores exemplares de Cognac envelhecem por muitos anos para poder adquirir um caráter mais macio e complexo, sendo adicionado caramelo nos exemplos mais comerciais para garantir cor e tornar o destilado mais redondo. A classificação da bebida varia de acordo com o seu tempo de envelhecimento.

A classificação mais simples é conhecida como V.S. (Very Special), nela estão contidos os eau de vie mais novos, que entram no corte dos Cognacs VS, possuindo ao menos dois anos de envelhecimento em carvalho. Já os V.S.O.P. (Very Superior Old Pale) devem possuir destilados eau de vie que permaneceram ao menos quatro anos em barricas. Outra classificação para definir a categoria e a qualidade do Cognac é a X.O. (Extra Old), também conhecida como Napoléon, precisando obter elaboração com aguardentes envelhecidas por pelo menos seis anos. A partir do ano de 2016, essa categoria sofrerá mudanças, ou seja, só será classificado como Cognac X.O. aqueles que possuírem aguardentes envelhecidas por 10 anos. E por último, a categoria dos especiais Cognacs, a Hors d’âge, onde os rótulos são envelhecidos por um longo período.

Igualmente aos vinhos, o terroir é um fator principal para a produção de Cognacs de qualidade. A região mais prestigiada na elaboração dos destilados é a Grande Champagne que, apesar da obviedade por conta do nome, não tem nenhuma relação com a famosa região de Champagne, conhecida por originar os maravilhosos, conhecidos e fabulosos espumantes. 

7 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por

    Uva