La Mancha

A região de La Mancha tem despontado nos últimos anos, com alguns vinhos tintos de excelente relação qualidade/preço. La Mancha, terra do personagem de Miguel de Cervantes, Dom Quixote de La Mancha, é a maior Denominação de Origem Controlada (DOC) da Espanha e também a maior região delimitada para a produção de vinhos no mundo inteiro.

Localizada no centro da Espanha, a comunidade autônoma de Castilla-La Mancha é a grande área que abriga a região de La Mancha, compondo metade de todo o seu território.

Com cerca de 200.000 hectares destinados ao cultivo de uvas, a região apresenta clima continental e temperaturas extremas. Nas noites de inverno as temperaturas chegam a -15ºC, já nos dias de verão, a máxima é de 45ºC.

Aproximadamente 30% das uvas cultivadas na região espanhola são tintas e os 70% restantes são castas brancas. A uva branca Airén é a mais presente em La Mancha, seguida pela cepa tinta Cencibel. Outras variedades de uvas que se destacam na região são as brancas Verdejo e Macabeo, seguida pelas tintas Cabernet Sauvignon, Garnacha e Syrah.

A diversidade de vinhos encontrada em La Mancha é extremamente alta. É possível encontrar vinhos leves espumantes, passando por rosés e brancos de alta qualidade, e indo até maravilhosos exemplares tintos. A característica comum encontrada em todos esses rótulos é a riqueza de nuances aromáticas, graças ao baixo rendimento das vinhas.

Desde que La Mancha foi reconhecida internacionalmente pelo seu grande potencial vinícola, foram implementadas novas e modernas técnicas de vinificação, com foco na produção de vinhos de qualidade. As uvas brancas, por exemplo, começaram a ser colhidas mais cedo, obtendo vinhos com fresca acidez e baixo teor alcoólico. Tanques de aço inoxidável com controle de temperatura começaram a ser utilizados, tornando os vinhos tintos produzidos na região espanhola frutados, frescos, aromáticos e encorpados.

Em 2014, a produção total de vinhos DOC em La Mancha chegou a mais de 63 milhões de garrafas, sendo que, 20 milhões foram destinadas à exportação. Os maiores importadores de vinhos produzidos em La Mancha são os norte-americanos, os chineses, os alemães e os holandeses.

17 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por