Oregon

Oregon é uma região norte-americana conhecida por seus excelentes vinhos Pinot Noir, bastante finos e cheios de classe, entre os melhores de fora da Borgonha. A região também produz ótimos Chardonnays.

Os Estados Unidos dão origem a alguns dos mais reverenciados vinhos tintos e brancos do mundo todo. A importância dos vinhos americanos se deve à elevada qualidade dos produtores da região, além da enorme influência que a crítica especializada exerce sobre os rótulos norte-americanos. As regiões de grande importância na produção vinícola dos EUA encontram-se na costa do Oceano Pacífico, explorando os climas e solos ideais para a vinicultura.

A região de Oregon está localizada entre as duas maiores áreas vinícolas dos Estados Unidos. Ao norte, encontra-se a Califórnia, e ao sul fica o estado de Washington. Oregon é dividido em três sub-regiões produtoras, que se estendem entre a cordilheira Costeira e os Montes das Cascatas. São elas: Willamette Valley, Umpqua Valley e Rogue Valley.

A sub-região que mais se destaca em Oregon é a Willamette Valley, que se estende entre o sul da cidade de Portland até a cidade de Eugene. O solo vulcânico da região apresenta elevada quantidade de ferro, e o clima frio e úmido contribui para a excelente qualidade das uvas.

O estado de Oregon possui mais de 3 mil hectares de vinhedos plantados, apresentando uma sutil predominância das uvas brancas, que representam 51% do cultivo total na região, enquanto os outros 49% são destinados ao cultivo de variedades de uvas tintas.

Em Oregon existem muitos produtores com pequenas porções de terra que elaboram quantidades limitadas de vinhos. Além disso, a região possui rigorosas leis de rotulagem quando comparada às demais áreas vinícolas norte-americanas. A exemplo dessa legislação, em Oregon, um vinho só pode ser rotulado como “Pinot Noir” se tal exemplar contiver ao menos 90% dessa uva.

Ao lado da emblemática região da Califórnia, famosa pelos maravilhosos vinhos elaborados a partir da uva Cabernet Sauvignon, Oregon vem recebendo um destaque cada vez maior no mundo do vinho, principalmente, pelos exemplares criados com as uvas Pinot Noir, Pinot Gris e Chardonnay, agradando ao paladar de críticos e especialistas do setor.

6 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por