California

Os vinhos da região da Califórnia surpreenderam o mundo na década de 1970, batendo os maiores nomes da França em uma famosa degustação às cegas em Paris. Hoje, são vinhos bastante concentrados e encorpadosmas ainda mais elegantes e complexos, sem dúvida entre os melhores que existem. 

A Califórnia tornou-se uma grande região vinícola, com enorme expressividade tanto no volume de produção quanto na qualidade dos vinhos. O grande destaque fica por conta dos excelentes Cabernet Sauvignon e Chardonnay, mas há também alguns vinhos fantásticos elaborados com outras variedades de uva. Como sempre, é importante conhecer sobre o produtor para entender as características únicas que os vinhos possuirão.

Localizada na costa oeste do continente e banhada pelo oceano Pacífico, a Califórnia está entre as quatro maiores áreas produtoras de vinhos do mundo, ficando atrás apenas de França, Itália e Espanha. A região norte americana tem enorme representatividade na elaboração de vinhos no Novo Mundo, ou seja, países que possuem uma produção de vinhos mais recente. Além da grande importância em nível mundial, a Califórnia é responsável pela produção de 90% dos exemplares elaborados nos Estados Unidos.

O clima mediterrâneo da Califórnia é um dos grandes responsáveis pela qualidade de seus vinhos, uma vez que a presença de ventos fortes, a incidência esporádica do sol e a localização precisa das chuvas nos vinhedos, garantem que o solo cortado por pequenos vales propicie a condição ideal para o cultivo das uvas. Os vinhos tintos da região são complexos e encorpados, enquanto os exemplares de vinhos brancos, produzidos com uvas bem maduras, são extremamente deliciosos.

A excelência dos bons vinhos da Califórnia relaciona-se ao clima favorável encontrado na região, as particularidades privilegiadas dos solos e o aproveitamento do melhor que as uvas Syrah, Chardonnay, Merlot e Pinot Noir possuem. Entretanto, a casta mais expressiva na Califórnia é a uva Zinfaldel, nativa da região.

Grandes exemplares de vinhos da Califórnia são os tintos "Paul Hobbs Pinot Noir River Valley 2012” e “CrossBarn Cabernet Sauvignon Napa Valley 2011”, vinhos que apresentam ótima estrutura e excelente complexidade.

61 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por