Polo produtivo e educacional do vinho na África do Sul, Stellenbosch faz excelentes vinhos de Cabernet Sauvignon e é lar da uva Pinotage
SAIBA MAIS6 itens em "Stellenbosch"
Vinhos de Stellenbosch
Stellenbosch, distrito pertencente à Coastal Region, é uma das áreas vitivinícolas mais antigas da África do Sul. O distrito abarca a própria cidade de Stellenbosch, considerada o polo educacional do vinho no país – sendo inclusive sede do único curso de enologia da África do Sul, oferecido pela Universidade de Stellenbosch.
Apesar de ser uma região de clima mais quente, o distrito beneficia-se de influências que refrescam os vinhedos, contribuindo para o equilíbrio e qualidade dos vinhos ali produzidos.
As montanhas ao norte oferecem aos produtores altitudes mais elevadas para a plantação das videiras, além de encostas voltadas para o sul – o que diminui a incidência dos raios solares nas plantas ao longo do dia.
Já a área costeira é refrescada pela fria corrente de Benguela, vinda do Oceano Antártico, e pela presença de um forte vento frio chamado localmente de Cape Doctor, que é trazido do oceano e entra em Stellenbosch pela False Bay (Baía Falsa).
Além dos efeitos de resfriamento das temperaturas, a grande variedade de tipos de solo existentes na região contribui para estabelecer a reputação de Stellenbosch como um centro de produção de vinhos de alta qualidade – principalmente de varietais ou cortes feitos com Cabernet Sauvignon.
Outras variedades tintas muito plantadas são Syrah, Merlot e a sul-africana Pinotage (cruzamento entre Pinot Noir e Cinsaut desenvolvido na Universidade de Stellenbosch). Já as castas brancas mais relevantes são Chenin Blanc, Sauvignon Blanc e Chardonnay.
