Valdeorras

Valdeorras, pouco conhecida região da Galícia, no noroeste da Espanha, tem vinhas plantadas em terraços íngremes, protegidos da influência do oceano Atlântico por uma cadeia de montanhas.

Além de vinhos comerciais produzidos com a uva Garnacha Tintorera (Alicante Bouschet), com vinhedos de alta produtividade, alguns bons produtores resgataram a casta Godello, que foi quase totalmente devastada pela filoxera na região. A uva Mencia, famosa pelos vinhos elegantes da região de Bierzo, origina aqui vinhos tintos expressivos e cheios de fruta, deliciosamente fáceis de serem bebidos.

Localizada em uma comunidade autônoma da Galícia, no noroeste da Espanha, a região de Valdeorras possui clima mediterrâneo continental, com influência marítima. A temperatura média é de apenas 11ºC e a incidência solar ultrapassa 2.000 horas, entre os meses de março e setembro.

Os vinhedos são cultivados em uma altitude de 300 a 700 m, propiciando condições perfeitas para dar origem a exemplares de alta qualidade, como o vinho branco seco, famoso na região. Em toda sua extensão territorial, Valdeorras possui 1.300 hectares de vinhedos, apresentando uma ampla diversidade de solos.

As uvas brancas encontradas na região são Dona Branca, Godello, Treixadura, Loureira, Albariño, Torrontes e Palomino. Já as variedades tintas mais encontradas são as uvas Mencía, Garnacha Tintureira, Merenzao, Tempranillo, Espadeiro, Merenzao, Brancellao, Caíño Tinto e Ferrón.

O vinho de maior prestígio da região espanhola é o branco produzido a partir da uva Godello. A fermentação dessa variedade de vinho é feita em tanques de aço, conferindo-lhe enorme frescor, mineralidade e acidez. Os aromas associados ao vinho branco são os herbais, minerais e florais, além de denotar algumas notas terrosas.

Além de a região ser famosa pelos excelentes vinhos brancos e tintos que origina, Valdeorras produz também bons espumantes e vinhos de sobremesa. Denominado Escumoso, os espumantes são elaborados com até 85% da uva Godello, a partir do método tradicional, quando a fermentação ocorre após o engarrafamento. Rotulado como Tostados, os vinhos de sobremesa da região podem ser elaborados tanto com a uva branca Godello quanto com as demais variedades tintas, originando ótimos exemplares. 

3 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por