Vale de Bekaa

O Líbano é um dos países que produz vinhos há mais tempo. O Vale do Bekaa já era citado na Bíblia como uma região produtora de vinhos e hoje, é berço de um vinho único, o Château Musar, considerado por muitos apreciadores um dos melhores vinhos do mundo. Com seu caráter particular e oxidativo, o vinho ilustra bem a tônica desta histórica região.

Sendo a região vinícola de maior importância do Líbano, o Vale do Bekaa apresenta um admirável terroir, característica responsável pela grande qualidade dos vinhos que lá são originados.

Próxima da cidade libanesa de Beirute, a região do Vale do Bekaa tem seu nome enunciado de diferentes formas como, por exemplo, Becaa, Biqa e Beqaa. Seu clima caracterizado por invernos úmidos, rigorosos e com boas chances de nevascas, possibilita a elaboração de uma das variedades de vinho mais apreciadas, os famosos vinhos Icewines ou, vinhos de gelo. 

Já seu verão, caracterizado por ser muito quente, seco e com noites bem frias, propicia às uvas cultivadas a condição ideal para alcançar um bom nível de acidez, além de adicionar complexidade aos exemplares produzidos na região libanesa.

A posição geográfica do Vale do Bekaa é extremamente privilegiada, localizando-se entre o Monte Líbano e o Antilíbano, cordilheiras que desenham a fronteira do Líbano com a Síria. A região libanesa possui, em média, 1.000 metros de altitude em relação ao nível do mar, protegendo-se assim do clima desértico de um dos lados e do clima marítimo do outro. Este cenário favorável, oferece às uvas que lá são cultivadas condições ideais para darem origem a vinhos fantásticos.

O Vale do Bekaa apresenta variedades de uva típicas da região, como as castas nativas Obaideh e Merweh. Mas também podem ser encontradas em seus vinhedos castas como a Cinsault, Syrah, Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Viognier, Sémillon, Sauvignon Blanc, Grenache, Carignan e Mourvèdre. 

11 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por