Líbano

O Líbano é um dos países que produz vinhos há mais tempo. O vale do Bekaa já era citado na Bíblia como região produtora de vinhos e hoje é berço de um vinho único, o Château Musar, considerado por muitos especialistas um dos melhores vinhos do mundo, graças ao seu caráter particular e oxidativo que ilustra muito bem a tônica desta histórica região.   

Em média, 50% da produção de vinhos do Líbano é exportada, tendo como principais destinos consumidores a França, a Inglaterra e os Estados Unidos. O país assistiu a um crescimento estrondoso de sua área vinícola em meados de 1990, quando o número de produtores libaneses de vinho aumentou de 4 para 40.

O Líbano manteve as uvas brancas autóctones Merweh e Obaideh cultivadas desde a época dos fenícios até os dias de hoje em seus vinhedos, sendo elas as responsáveis por originarem o famoso destilado arak, conhecido por ser aromatizado com anis.    

Apesar da ampliação do número de produtores libaneses, a maior parte dos vinhedos do Líbano está localizada no Vale de Bekaa, antiga região produtora de vinhos e lar dos fenícios, povo que fabricava e exportava vinhos cerca de 3.000 anos atrás. O clima do Vale é um dos maiores responsáveis pela qualidade dos vinhos, já que os verões quentes e as nevascas noturnas, bem recorrentes nesta área, criam as condições ideais para que as uvas já maduras nos vinhedos congelem de forma espontânea, originando os reputados vinhos IceWines

Com produção abaixo das 10 milhões de garrafas por ano, o Líbano é um dos países que menos consomem vinhos no mundo, graças à religião predominante de sua população. Os muçulmanos, cerca de 60% dos libaneses, não consomem álcool em razão de seus dogmas religiosos.

As principais uvas utilizadas na elaboração de vinhos libaneses são de origem internacional, destacando-se, entre as tintas, as castas Cinsaut, Petit Verdot, Merlot, Cabernet Sauvignon, Carignan, Syrah, Mourvèdre, Grenache e Cabernet Franc. Já no caso das uvas brancas, podemos destacar as cepas Sauvignon Blanc, Chardonnay, Muscat, Viognier, Sémillon, além das uvas de origem libanesa que são utilizadas na elaboração do simbólico destilado arak.

11 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por