Vale dos Vinhedos

É no Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, que ocorre a elaboração dos melhores vinhos brasileiros. A região é a única reconhecida no país como Indicação Geográfica, graças ao seu clima, solo e topografia particulares, que garantem a ela relevância ímpar na produção de vinhos no Brasil.

A vinicultura do Vale dos Vinhedos é bastante característica, e transfere a grandeza de seus métodos de cultivo e produção, juntamente com seu caráter específico, às variedades de vinho que produz. Por isso, em 2002, a região passou a utilizar um “Selo de Indicação de Procedência” que, anos depois, evoluiu para uma certificação de “Denominação de Origem”.

Junto das normas de certificação veio um avanço substancial na qualidade dos vinhos produzidos, que agora apresentam identidade única no país, revelada tanto na singularidade e frescor dos vinhos brancos, como na leveza e harmonia dos exemplares tintos.

Com muita dedicação e perseverança, a pequena vinícola Vallontano busca produzir quantidades limitadas dos vinhos que melhor reflitam o terroir e o clima de seus ótimos vinhedos, localizados em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Sua filosofia é muito parecida com a dos pequenos produtores europeus representados pela Mistral. O talentoso enólogo Luis Zanini produz vinhos em estilo próprio, que buscam a tipicidade e a identidade regionais, sem tentar copiar os tintos de outros países da América do Sul. Por sua boa acidez - característica do clima e do solo - são vinhos talhados para acompanhar comida e não, para degustações.

A vinícola Vallontano produz dois ótimos espumantes: o Espumante Brut, seco e elegante, um corte das uvas Chardonnay e Pinot Noir; e o Espumante Moscatel, delicadamente adocicado. Entre os vinhos tintos, see Tannat é muito reputado, tendo sido escolhido um dos cinco melhores vinhos brasileiros por Ed Motta. O saboroso Cabernet Sauvignon é o exemplar tinto mais acessível da casa, enquanto os Reserva Cabernet Sauvignon e especialmente, o ótimo Reserva Merlot, ambos envelhecidos em carvalho por 12 meses, são exemplos do que a Serra Gaúcha pode produzir de melhor. São todos vinhos de produção muito pequena e com garrafas numeradas.

13 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por