Airén

Ao contrário do que muitos possam pensar, a casta mais cultivada em todo o mundo não é a Cabernet Sauvignon e nem a uva Merlot (que ocupa o segundo lugar) e sim a casta branca espanhola Airén, que possui mais de 280.000 hectares plantados em todo território mundial. Acredita-se que a cepa é uma das mais antigas utilizada na elaboração de vinhos brancos espanhóis.

Apesar de ser uma casta pouco conhecida por conta da grande parte de sua produção ser destinada a elaboração de destilados, sendo o principal ingrediente do reverenciado e conhecido Brandy Espanhol, a casta Airén pode originar vinhos brancos bastante originais e interessantes.

Sua maior área de cultivo encontra-se na Espanha, ocupando cerca de 32% dos vinhedos do país. Sendo uma variedade muito produtiva, a casta branca possui forte resistência a pragas, além de excelente facilidade de adaptação a climas bastante quentes e secos, características predominantes dos vinhedos onde a uva encontra-se em maior proporção, na região sul do país espanhol. A cepa é encontrada principalmente em Castilla- La Mancha, mas é cultivada também, em menores proporções, na região de Valencia, Madrid e em alguns locais de Andalucia.

Os deliciosos vinhos brancos elaborados a partir da casta possuem coloração bastante clara, com leve presença de tons esverdeados. Os rótulos elaborados com a uva Airén são excelentes opções para serem degustados e apreciados sozinhos, entretanto, os originais e interessantes vinhos brancos acompanham muito bem mariscos, pescados e massas, exaltando os aromas que a cepa é capaz de proporcionar aos maravilhosos e agradáveis vinhos brancos espanhóis elaborados a partir de sua casta.

Alejandro Fernández da Pesquera elabora o que provavelmente é o mais ambicioso vinho feito com a casta Airén, maturado por um longo período em barricas de carvalho francês. O exemplar “Alejairén Crianza Blanco 2011” do produtor espanhol é caracterizado como vinho branco de alma tinta, com um tom original e diferente. O rótulo possui aroma potente e rico em especiarias, sendo amplo e encorpado na boca, evidenciando o caráter de sua maturação em carvalho. O “Aleijarén Crianza Blanco” foi o primeiro vinho branco elaborado pelo produtor espanhol em El Vínculo, sua propriedade.