Chenin Blanc

Uma das melhores uvas brancas do mundo, a Chenin Blanc é encontrada especialmente no Vale do Loire na França, a casta é capaz de conferir aos vinhos brancos grande complexidade. Com excelente acidez e ótima estrutura, seus vinhos chegam a durar décadas.

Entre os melhores exemplares estão os Savennières em estilo seco. Em Vouvray, também da região do Loire, a uva Chenin Blanc é usada em vinhos brancos semi-secos e licorosos, sempre bastante aromáticos e muito agradáveis. Em outras denominações essa cepa também dá origem a ótimos vinhos de sobremesa, além de espumantes feitos pelo método tradicional. Na África do Sul (onde é conhecida como Steen) é uma das variedades mais populares graças à sua versatilidade, sendo cultivada em 20% dos vinhedos do país.

A Chenin Blanc pode ser utilizada na elaboração de vinhos varietais e em vinhos de corte com diferentes tipos de casta, entre elas a uva Chardonnay na França para produção de espumantes, com a Sauvignon Blanc para vinhos brancos mais secos e com a casta Marsanne, para elaboração de vinhos mais encorpados.

Os vinhos brancos elaborados com a casta Chenin Blanc possuem corpo leve. Com crescente popularidade na África do Sul, a casta possui variedade de sabores, sendo parte da razão disso o estilo de vinificação por qual passa e o terroir presente na região de cultivo.

Os aromas encontrados nos vinhos elaborados com a casta Chenin Blanc possuem bastante presença de frutas, como damasco, limão, tangerina e até mesmo maracujá. Em caso de vinhos amadurecidos em carvalho, os sabores de noz moscada e amêndoa são bastante evidenciados.

Com sabor inerentemente doce e com acidez impressionante, os vinhos elaborados com a uva Chenin Blanc harmonizam de excelente forma com queijo de cabra em crosta de ervas, queijo brie, cranberry, salmão defumado, gergelim, macadâmia, castanhas do Brasil, cogumelo ostra e especiarias e ervas como canela, dill, cravo e pimenta da Jamaica.

Elaborado pelo produtor francês Coulée de Serrant, o vinho branco seco “Clos de La Serrant 2011” é varietal, possuindo 100% da casta Chenin Blanc na composição. O escritor francês, conhecido como o príncipe da gastronomia, apontou o vinho como um dos 5 melhores de toda a França. O branco seco é produzido há mais de 900 safras ininterruptas, tendo resultados memoráveis nos últimos anos.  

12 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por