Assyrtiko

A uva Assyrtiko, nativa da famosa ilha vulcânica de Santorini, é a variedade mais emblemática da Grécia. A Assyrtiko possui características que a tornam versátil, capaz de produzir vinhos com diferentes estilos – desde vinhos brancos frescos e ricos até vinhos doces de sobremesa, conhecidos como Vinsanto.

As vinhas cultivadas em Santorini podem chegar a até 70 anos de idade, graças as condições vulcânicas da ilha responsáveis por evitar a propagação de doenças encontradas com frequência nos vinhedos. A idade avançada das videiras tende a ter um efeito sobre a qualidade dos vinhos produzidos, visto que os rendimentos são reduzidos e a uva Assyrtiko apresenta potencial para elaborar alguns vinhos bastante complexos. É possível encontrar essa variedade de uva também em algumas regiões vinícolas da Macedônia.

Uma das principais características da uva Assyrtiko é a vulnerabilidade a oxidação, bastante explorada pelos produtores de Santorini na elaboração de bons vinhos doces Vinsanto. Ao controlar o nível de oxidação da uva Assyrtiko, os vinhos produzidos apresentam colorações escuras e são extremamente aromáticos.

A versatilidade da uva é notada quando a variedade produz também vinhos secos com coloração amarelo ouro, bem como aromas e sabores cítricos. Naturalmente, a elevada acidez da uva Assyrtiko demonstra que os vinhos estão aptos a envelhecer por muitos anos, tornando-se alguns dos melhores vinhos gregos.

A uva Assyrtiko compõe, cerca de, 70% das vinhas cultivadas em Santorini. Além disso, graças a capacidade dessa variedade em manter elevados níveis de álcool e acidez, tornou-se uma das poucas uvas brancas do Mediterrâneo que possuem boa capacidade de envelhecimento.

A Assyrtiko é, muitas vezes, utilizada em blends com as uvas regionais Aidani e Athiri, originando vinhos secos e doces. Estas duas variedades possuem baixa acidez e contribuem na elaboração do famoso Vinsanto. Os vinhos brancos produzidos a partir da Assyrtiko são exemplares encorpados e secos, que possuem aromas cítricos combinados com um caráter mineral. Essa variedade é utilizada, ocasionalmente, na produção dos famosos Retsina, ou seja, vinhos que recebem a adição de resina de pinho.

4 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por