Bobal

A uva tinta Bobal, nativa da região espanhola de Valência, é uma das uvas mais apreciada no país e possui caráter denso e rústico. Inicialmente utilizada para acrescentar acidez e coloração aos vinhos elaborados com as uvas Cabernet Sauvignon e Monastrell, a uva Bobal conquistou o apreço dos produtores contemporâneos por oferecer uma quantidade razoável de taninos e boa acidez.

Hoje, é uma uva muito utilizada na produção de vinhos tintos - de coloração profunda e escura - e rosados - vinhos jovens, que apresentam boa acidez e muita cor. A acidez da uva Bobal é considerada adequada, também, para a produção de bons vinhos espumantes, que harmonizam muito bem com a tradicional Paella valenciana, coelho assado ou bifes de lombo grelhados.

Consagrando-se como uma das mais reputadas uvas tintas da Espanha, a uva Bobal dá origem a excelentes vinhos de corte, como o “Salia 2006”, elaborado pela prestigiada vinícola da região de Manchuela, Finca Sandoval. Apresentando na composição as castas Bobal, Syrah e Garnacha, o “Salia 2006” é descrito por Robert Parker como “impecavelmente bem feito e uma ótima escolha para compra”. O exemplar é exuberante e tem grande personalidade, ideal para ser degustado com pratos que levem aves e carnes.

A uva Bobal participa também de uma técnica conhecida como Double Pasta, que reutiliza a casca dos bagos empregados na elaboração de vinhos rosés, acrescentando-as ao processo a fabricação de vinhos tintos para conferir mais cor e estrutura aos exemplares.

Cultivada, majoritariamente, na região da Manchuela, esse tipo de uva está entre as três principais uvas do país, ao lado da uva tinta Tempranillo e da casta branca Airén. Em outras regiões fora da Espanha a Bobal é cultivada em menor escala, como na Sardenha (Itália) e em Languedoc-Roussillon (sul da França).

Essa variedade de uva tem tamanho médio e cachos avantajados com bagos redondos e cheios de sumo. Devido a sua pele grossa, a uva Bobal é capaz de originar vinhos de tonalidades densas, sugerindo taninos finos a quem os degusta. Além disso, a uva Bobal tem alta resistência a pragas e se adapta facilmente a variados climas e tipos de solo. Sua maior performance produtiva acontece em locais de clima mediterrâneo.