Colombard

A uva Colombard é famosa por estar na composição de excelentes vinhos de corte, entre eles os tradicionais Cognac e Armagnac, ao lado das uvas Ugni Blanc e Folle Blanche. A Colombard é conhecida por sua excelente neutralidade, tornando-a uma das principais variedades utilizadas na composição de blends.

Com o decorrer nos anos, contudo, a uva Colombard está sendo utilizada também para adicionar luz e frescor aos vinhos brancos, tanto em regiões do sudoeste da França, quanto em áreas vinícolas do Novo Mundo, como na Califórnia e na África do Sul.

Apesar de não ser uma variedade dona de uma grande popularidade, a uva Colombard é uma das cepas brancas mais cultivadas em diversas regiões vinícolas da França. No entanto, tal notoriedade diminuiu consideravelmente ao longo dos anos, para que outras variedades mais tradicionais fossem cultivadas e a Colombard passasse a ser mais utilizada, principalmente, na produção de aguardentes viníferas.

Recentemente, alguns produtores decidiram cultivar a uva Colombard na Califórnia, para uso na elaboração de vinhos brancos frescos. Devido à alta capacidade da variedade em reter a acidez quando cultivada em regiões quentes e secas, a uva tornou-se uma casta aproveitadíssima em Central Valley e no Texas.

A uva Colombard também é cultivada na África do Sul, região de grande prestígio no mundo do vinho. Conhecida como Colombar no país, essa variedade é amplamente utilizada na elaboração de aguardentes, no entanto, assim como na Califórnia, é utilizada também na produção de vinhos comerciais em grande quantidade.

O sucesso dos vinhos brancos Colombard franceses aumentou consideravelmente com o decorrer dos últimos anos, sendo elaborados, principalmente, ao lado, da tradicional uva Sauvignon Blanc, rotulados sob a denominação IGP Cotes de Gascogne. Além disso, em regiões vinícolas australianas a Colombard também é amplamente utilizada, assim como na Tailândia e em Israel.