Cortese

A uva branca Cortese é famosa pela notável acidez que apresenta e excelente capacidade de manter o frescor, mesmo quando cultivada em regiões de climas quentes. Os vinhos Cortese possuem sabores nítidos e aromas frutados de maçã, pêssego e melão, bem como notas herbáceas e gramíneas.

A Cortese é cultivada com ampla frequência na parte sudeste do Piemonte há centenas de anos, existindo menções a essa variedade até mesmo em documentos do século XVII. A uva Cortese encontra-se entre as melhores variedades brancas cultivadas na região do Piemonte, considerada muitas vezes como precursora do vinho branco italiano.

Os vinhos mais tradicionais elaborados com a uva Cortese são os Gavi, DOCG localizada ao sul de Piemonte. Apesar disso, ainda é possível encontrar bons varietais rotulados sob as denominações Corteses dell’Alto, Monferrato e Colli Tornose, além de excelentes vinhos de corte ao lado das uvas Trebbiano e Garganega.

As vinhas da Cortese são produtivas e vigorosas, necessitando que seus rendimentos sejam controlados a fim de dar origem a vinhos de qualidade. Enquanto essa variedade se adapta com facilidade em região quentes, nas demais áreas vinícolas do Piemonte a Cortese apresenta dificuldades para atingir a correta maturação, adicionando aos vinhos elevada acidez, sendo utilizada ao lado de outras uvas.

Alguns produtores utilizam a fermentação malolática a fim de diminuir o alto nível de acidez da uva Cortese, dando origem a vinhos frescos e secos. No entanto, a elevada acidez pode ser um fator positivo para outros produtores, que a utilizam na elaboração de bons vinhos espumantes.

O tradicional produtor italiano Coppo dá origem ao vinho branco seco Gavi La Rocca, elaborado 100% com a uva Cortese. Tal exemplar recebeu 88 pontos de Robert Parker na safra de 2009, que o classificou como um vinho branco preciso e belo, repleto de notas florais e cítricas, deliciosamente equilibrado e aromático. Gavi La Rocca é uma bela pedida para dar início as refeições ou acompanhar pratos que contenham frutos do mar, peixes grelhados ou queijos.