Frappato

A uva Frappato é uma variedade tinta cultivada, especialmente, em regiões do sudeste da Sicília. Trata-se de uma casta de grande importância histórica para a ilha, tanto pelos seus vinhos de alta qualidade quanto pela sua influência na legislação vinícola. É chamada também de Frappato Nero e Frappato di Vittoria.


No início de 2005, a região de Cerasuolo di Vittoria tornou-se a primeira e mais importante Denominação de Origem Controlada e Garantida da Sicília. Os vinhos rotulados como Cerasuolo di Vittoria DOCG são produzidos a partir de misturas entre as uvas Frappato e Nero d’Avola, também uma das principais uvas da região.


As duas variedades dão origem a excelentes vinhos tintos que, normalmente, possuem baixa capacidade de envelhecimento, ao contrário dos varietais Frappato. Além da uva Nero d’Avola, a casta Frappato é utilizada também em vinhos de corte ao lado das cepas Nerello Mascalese, Nero Cappuccio e Nocera.


O Cerasuolo di Vittoria é elaborado a partir de uvas cultivadas em uma região vinícola próxima a cidade de Vittoria, na província de Ragusa. Seu blend é formado pela Nero d’Avola – a variedade tinta mais cultivada na Sicília – que traz riqueza de corpo e cor e pela uva Frappato, que acrescenta acidez e notáveis aromas, geralmente, de cereja aos vinhos. Daí o seu nome, já que cerasuolo, em italiano, significa cereja.


Os vinhos elaborados com a Frappato apresentam coloração escura e baixo teor de taninos, bem como são exemplares bastante aromáticos. Os varietais são levemente encorpados e remetem ao sabor dos tradicionais vinhos Beaujolais, da Bourgogne – importante região vinícola da França. Contudo, a uva Frappato é utilizada com maior frequência em vinhos de corte, onde realmente demonstra sua melhor expressão.


Um estudo italiano, realizado no ano de 2008, por meio de pesquisas e testes de DNA, mostrou uma semelhança genética entre a Frappato e a uva Sangiovese, ao lado de mais 10 variedades italianas. Portanto, é provável que a uva Frappato tenha surgido a partir do cruzamento entre a Sangiovese e outra uva, até agora não identificada.