Produto adicionado à sacola

Grüner Veltliner

Excelente uva branca da Áustria, a casta pode atingir grande elegância e complexidade. Rivalizando com a cepa Riesling no país, a Grüner Veltliner expressa muito bem o terroir em seus vinhos. Possuindo ótima acidez, a casta pode originar vinhos em vários estilos, desde os mais limpos e refrescantes, para aperitivo, até os mais complexos, para envelhecer. A casta Grüner Veltliner também é utilizada na elaboração de deliciosos e maravilhosos rótulos de sobremesa.

Acredita-se que a casta pode ser derivada de um cruzamento com outra uva, a Traminer. O primeiro nome da cepa faz referência a sua coloração, Grüner em alemão significa esverdeado, tom bastante presente nos bagos da variedade.  

Sendo um ícone na sua região de maior cultivo, a casta é bastante encontrada no extremo oeste do país, já que uma das características mais marcante dos vinhos brancos elaborados com a uva Grüner Veltliner é a longevidade, propiciada pela equilibrada acidez. Essa característica é bastante conferida aos exemplares por conta do cultivo dos vinhedos em áreas não muito quentes, motivo pelo qual a uva se adaptou extremamente bem a Áustria.

Bastante presente no país, a uva Grüner Veltliner ocupa cerca de 36% dos vinhedos, sendo assim, a casta ícone da região. A cepa branca pode ser encontrada em várias partes do país, entre elas, as regiões de Kremptal, Wagram, Weinviertel e Wachau. Muito utilizada na elaboração de excelentes vinhos brancos, a casta Grüner Veltliner também é muito requisitada na produção de vinhos espumantes na Alemanha e Áustria, os conhecidos e deliciosos Sekt. 

A crescente da casta se deu no país por conta da Segunda Guerra Mundial. Após o período de guerra, a Áustria buscou alternativas que pudessem ser cultivadas em solos de diferentes composições e que possuíssem fácil cultivo, a uva Grüner Veltliner foi a que mais atendeu os requisitos, motivo pelo qual, encontramos vários vinhedos da variedade espalhada pelo território austríaco.

Podendo ser degustados e apreciados sozinhos, os vinhos brancos elaborados a partir da uva possuem excelentes opções de harmonização de acordo com sua variedade. Os brancos mais encorpados contrastam muito bem com vitela e peixe. Já os de sobremesa, acompanham sobremesas a base de maçã com maestria, proporcionando máxima plenitude ao paladar. 

Filtre sua Busca

Ponta de Estoque

País

Pontuados

Tipo

Tamanho

Destaques

Filtre sua Busca

Ponta de Estoque

País

Pontuados

Tipo

Tamanho

Destaques