Hárslevelü

A uva Hárslevelü é uma variedade extremamente aromática e saborosa cultivada na Hungria. Conhecida por participar como coadjuvante na composição dos famosos vinhos doces Tokaji, a Hárslevelü é utilizada também na elaboração de excelentes varietais secos e doces.

Ao lado da prestigiada uva Furmint, a Hárslevelü é uma das variedades mais cultivadas em Tokaj e as duas castas são responsáveis por ocupar, cerca de 90%, dos vinhedos da região. Em Tokaj, o desenvolvimento do Botrytis cinerea é estimulado graças ao clima quente e a umidade relativa presente no ar, proveniente da convergência entre os dois rios da região.

Os cachos soltos e a fina pele da uva Hárslevelü torna-a suscetível a essa podridão nobre, responsável por concentrar os elevados açúcares da casta, dando origem aos tradicionais vinhos Aszú. Além disso, os prestigiados Tokaji, da qual a casta Hárslevelü participa da elaboração, encontram-se entre alguns dos melhores vinhos do mundo, famosos pela longevidade e excelente sabor.

Apesar disso, a uva Hárslevelü também pode produzir vinhos no estilo seco, criando exemplares encorpados e com aromas e sabores herbáceos. Essa é uma abordagem mais moderna para a uva Hárslevelü, e os produtores têm experimentado fazê-lo com o processo de maturação em barris de carvalho, além de elaborar vinhos envelhecidos no mesmo estilo dos Vin Jaune, produzidos na região espanhola de Jura.

Ainda que a região vinícola de Tokaj seja o lar incontestável da uva Hárslevelü, é possível encontrar essa variedade cultivada em diversas áreas da Hungria, bem como encontra-se um plantio relativamente alto na região de Somlo. Fora do seu país de origem, a casta Hárslevelü é cultivada em regiões da Eslováquia, Alemanha e, em menores quantidades, na África do Sul.

Essa variedade pode ser conhecida também com os nomes Lindenblattrige, Feuille de Tilleul, Frunaza de Tei e Lipovina, em outras áreas vinícolas ao redor do mundo. “Hárslevelü” significa “folha de tília”, referindo-se à forma encontrada nas folhas dessa variedade, com coloração esverdeada e altamente aromática.