Furmint

A uva Furmint é capaz de originar vinhos complexos e de elevada longevidade, que apresentam uma elegante coloração dourada. “Froment” em francês significa “trigo”, uma referência que se dá pela similaridade entre a cor da uva e do grão.

Os vinhos secos elaborados a partir deste tipo de uva, quando jovens, apresentam aromas de casca de limão, pera, maçã e laranja e, após o envelhecimento, adquirem sabores picantes ou de nozes. Esses vinhos secos harmonizam muito bem com risotos e bolos de frutas cristalizadas ou secas.

A uva Furmint também é utilizada na composição de vinhos doces, criando exemplares com aromas de damasco, mel e marzipan, além de notas de especiarias e açúcar mascavo. Queijos azuis, como o Roquefort, e foie gras são excelentes combinações para esse tipo de vinho, assim como o típico bolo de frutas húngaro.

Com brotamento precoce e amadurecimento tardio, a uva Furmint é utilizada na produção de vinhos com alta complexidade de aromas e sabores. Seu cultivo admite a utilização do fungo Botrytis Cinerea, conhecido como podridão nobre, para originar vinhos adocicados.

A pele desse tipo de uva é grossa, entretanto, ao longo do processo de maturação da fruta a casca afina até ficar transparente. Durante esse processo, a uva desenvolve uma segunda pele que impede que o bago se rompa. A finura superficial da uva permite que o sol penetre na fruta, auxiliando na evaporação de seus líquidos e concentrando seus compostos. Esse processo natural proporciona condições ideais para o desenvolvimento dos açúcares e sabores da uva Furmint.

É possível encontrar esse tipo de uva em países da Europa Oriental e Central, como em regiões da Áustria, República Tcheca e Eslováquia. A uva Furmint é uma das mais importantes variedades de uva plantadas na região húngara de Tokaji, ocupando cerca de dois terços do total de vinhedos. É nessa região onde os reputados vinhos Tokaji, de excelente sabor e longevidade, são elaborados.

4 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por