Tipo de Vinho

No vasto universo da vinicultura, os rótulos produzidos dividem-se em categorias e tipos de vinhos, como vinhos tintos, rosés, brancos, espumantes, frisantes, entre outros . Os vinhos podem apresentar uma grande variação de métodos e técnicas em seus processos produtivos, característica essa que resulta em rótulos bastante diferentes entre si.

É verdade que alguns tipos de vinho são mais conhecidos do que outros, o que não significa que haja uma grande disparidade entre os famosos e as outras variedades. Até os mais exóticos e inusitados tipos de vinho são capazes de propiciar ao degustador sensações incríveis no paladar.

Os dois tipos de vinho mais lembrados são os exemplares de vinhos tintos e vinhos brancos. Os vinhos dessas categorias nem sempre possuem o mesmo método de elaboração, sendo que dentro do universo dos vinhos brancos e tintos há ainda uma outra categorização para variedades licorosas, doces ou secas, não esquecendo de citar, é claro, os de vinhos sobremesa.

A exemplo disso, o Vinho do Porto, um dos vinhos tintos mais célebres do mundo, possui método de produção totalmente diferente do vinho tinto seco. Enquanto o vinho de sobremesa recebe a adição de aguardente vínica durante sua fermentação, a variedade de vinhos secos tem todo o açúcar da casta consumido, ou convertido em álcool durante essa fase.

Outras variedades bastante comentadas e apreciadas são os vinhos frisantes e espumantes. Apesar dos dois serem por vezes confundidos pela presença em comum de gás carbônico, o método de produção varia bastante. Uma das maiores diferenças entre as duas variedades é a presença do açúcar residual e o método de fermentação por qual passam.

No caso do vinho frisante, encontramos maior teor de açúcar residual do que no vinho espumante, apesar disso, a fermentação do frisante ocorre somente uma vez, enquanto no vinho espumante há a presença de uma segunda fermentação.  

Os destilados também são parte importante do mundo do vinho. No caso do emblemático destilado Calvados, o elemento principal utilizado é a maçã, enquanto em outro destilado bastante apreciado no mundo, como é o caso do Armagnac, o método de fabricação consiste na destilação de vinhos elaborados com cepas brancas.

Com variedades bastante interessantes, o mundo do vinho demonstra mais uma vez que é capaz de agradar paladares e gostos distintos. Nessa seção é possível encontrar diferentes tipos de vinho que compreendem esse amplo universo de possibilidades. Aproveite!