Lambrusco

A uva Lambrusco é uma das variedades mais antigas da Itália, nativa da região de Emilia-Romagna, costumava ser cultivada pelos etruscos, antes mesmo do desenvolvimento da civilização romana. Os vinhos elaborados com essa variedade, além de herdarem a doçura da uva, possuem leveza, alta acidez, frescor e excelentes aromas.

Muito embora os vinhos elaborados com a uva Lambrusco possam apresentar alguma efervescência (frizzantes, em italiano), não são considerados vinhos espumantes, mas sim facilmente encontrados como vinhos meio-doce, os “amabile”, e vinhos meio-seco, conhecidos como “abbocato”.

A uva Lambrusco possui variações com características bastante particulares, como as castas Grasparossa, Marani, Montericco, Salamino, di Sorbara e Maestri. Os mais reputados vinhos Lambrusco são produzidos, principalmente, com as uvas Lambrusco Grasparossa e Lambrusco di Sobara.

Com coloração azul escura, entre o roxo e o preto, a uva Lambrusco Grasparossa possui videiras de baixo vigor, porém muito resistentes a variações climáticas. Seus cachos são cônicos e médios, com bagos em formato esférico. Essa variação da uva Lambrusco possui amadurecimento tardio, de maneira que a fruta pode aproveitar o sol de outono sem o risco do ataque de fungos.

O tipo di Sobara também possui cachos cônicos e bagos arredondados, entretanto, essa uva apresenta menor resistência a climas de variações bruscas. A Lambrusco di Sobara possui uma produção limitada e, em certos vinhedos, chega à escassez, o que eleva o seu valor e singularidade enquanto elemento vínico. Isso se deve a uma floração anômica, típica desse tipo de uva Lambrusco, que atinge a planta e reduz a quantidade de frutos que podem ser destinados a vinicultura.

Para uma boa harmonização, recomenda-se que os excelentes vinhos Lambrusco sejam degustados na presença de pratos que contenham salames, presunto cru, carnes de porco e linguiças, em geral. Além disso, os vinhos Lambrusco suaves acompanham muito bem sobremesas com frutas, como saladas de frutas, por exemplo.

O vinho tinto “Lambrusco Puntamora Amabile 2007”, da famosa vinícola Pederzana, foi elaborado com a uva Lambrusco Graparossa (uma das variações da uva Lambrusco) em Emilia-Romagna. Esse vinho, acompanhado de feijoadas, carnes e churrasco, proporciona experiências singulares. O exemplar é doce e suave, além de ser concentrado e muito marcante.