Lladoner Pelut

Lladoner Pelut, ou Lledoner Pelud, é uma uva tinta espanhola de pele escura, cultivada nas regiões de Languedoc Roussillon e na Catalunha. Utilizada na elaboração de bons vinhos tintos e rosés, a Lladoner Pelut é a principal variedade da sub-região de Corbieres, responsável por dar origem a vinhos de corte com as uvas Carignan, Grenache, Mourvedre e Syrah.

A videira da Lladoner Pelut produz ramos com tamanhos médios e compactos, bem como seus bagos são pequenos e apresentam excelente acidez e pele mais espessa. A parte inferior da folha dessa variedade de uva é revestida por pequenos pelos, o que lhe confere o nome “Pelut”. Além disso, a casta atinge a maturação rapidamente, atribuindo-lhe sabores e aromas únicos e marcantes.

Seu cultivo na França apresentou um grande crescimento entre 1970 e meados dos anos 1990, cultivada inicialmente em Roussillon e, posteriormente, em Languedoc. Do mesmo modo, essa variedade é utilizada na elaboração de diversos vinhos sob a denominação AOC na França, juntamente à prestigiada uva Grenache.

Os vinhos elaborados a partir da Lladoner Pelut possuem características semelhantes aos exemplares produzidos com a uva Grenache. Em alguns casos, no entanto, os vinhos Lladoner Pelut podem apresentar coloração um pouco menos acentuada, e, em condições limitadas, podem resultar em vinhos tintos poderosos, ou rosés aromáticos e complexos.

Na Espanha, conhecida pelo nome de Garnacha Peluda, acredita-se que esta variedade de uva seja uma mutação da também uva tinta Grenache, já que a principal diferença entre as duas castas se encontra nas folhas peludas da Lladoner Pelut.

Amplamente utilizada na elaboração de vinhos no Priorat, estudos comprovam que o aparecimento da uva Lladoner Pelut tenha sido na região de Aragón. Além de exercer ampla notoriedade nos vinhedos de Languedoc Roussillon, é possível encontrar a uva Lladoner Pelut cultivada em regiões da Catalunha e em Castilla la Mancha.

Além dos mencionados nomes Lladoner Pelut, Lledoner Pelud e Garnacha Peluda, esta uva também pode ser conhecida como Garnatxa Pelud e Velu nas demais regiões vinícolas ao redor do mundo.