Picpoul Blanc

A uva Picpoul Blanc é cultivada no Vale do Loire, onde é conhecida também como Folle Blanche. A Picpoul Blanc é uma das variedades mais tradicionais utilizadas na fabricação de vinhos brancos franceses.

Essa variedade possui um elevado nível de acidez e suas vinhas apresentam rendimentos prolíficos.  Os vinhos brancos produzidos a partir da uva Picpoul Blanc possuem aromas associados a frutas cítricas e ervas, encontram-se entre alguns dos melhores vinhos franceses.

Além do prestígio que recebe no Vale do Loire, a Picpoul Blanc é cultivada também em regiões vinícolas da Espanha, onde recebe o nome de Picapoll. A Picpoul Blanc é extremamente popular no sul da França, especialmente, na região de Languedoc Roussillon, sua terra natal. Essa variedade é utilizada na composição do prestigiado vinho francês Picpoul de Pinet.

O nome Picpoul refere-se à sensação de 'picadas na boca', uma alusão ao efeito provocado pelo elevado teor de acidez que essa variedade de uva apresenta. Tal acidez faz com que os produtores empreguem a uva Picpoul Blanc ao lado de variedades mais amenas, adicionando novas camadas de frescor e sabores cítricos aos vinhos elaborados.

Registros de botânicos indicam que essa uva francesa já era cultivada no século XVII. Durante a época da grande praga filoxera, que atingiu os vinhedos da Europa no século XIX, a Picpoul Blanc sofreu uma notória queda no cultivo e, graças ao esforço de alguns produtores, a variedade não foi extinta.

A Picpoul Blanc é uma variedade que necessita de cuidados especiais, além de amadurecer tardiamente, tornando-se suscetível às geadas europeias. No entanto, essa variedade consegue manter sua acidez natural mesmo em áreas com climas quentes, como a Califórnia e em regiões do Mediterrâneo.

A Picpoul Blanc é uma das três variações da uva Picpoul, que inclui também a castas Picpoul Gris e Picpoul Noir, todas raras e muito apreciadas na elaboração de vinhos brancos.