Premsal

A uva Premsal, conhecida também como Moll, apresenta pele clara e é encontrada quase que, exclusivamente, na ilha de Mallorca, na Espanha, onde é cultivada ao lado da tradicional casta Moscatel – variedade branca mais proeminente da região vinícola.

Na maior parte das vezes, os vinhos elaborados a partir da uva Premsal não possuem uma boa capacidade aromática, no entanto, quando elaborado por bons produtores essa variedade pode dar origem a exemplares que exibem aromas de maçã verde complementados por um acabamento ligeiramente adstringente de amêndoas.

As duas principais áreas vinícolas de Mallorca, Pla i Llevant e Binissalem, utilizam a uva Premsal na elaboração dos seus vinhos brancos, muitas vezes, ao lado da tradicional casta Moscatel e outras variedades mais populares da Espanha, como as uvas Macebeo e Parellada, bem como a Chardonnay. Assim como a Parellada e Macabeo, duas variedades utilizadas com frequência na elaboração dos tradicionais Cava, a Premsal também é ideal na elaboração de bons espumantes.

O produtor Terra de Falanis, um empolgante projeto de Anima Negra, dá origem a vinhos que exibam os diferentes microclimas do Mediterrâneo, que combinam a cultura da Catalunha com diferentes continentalidade e altitudes, marcados principalmente pela influência marítima.

Os vinhos produzidos em Terra de Falanis são belas expressões dos terroirs da região de Mallorca e Montsant, apontados pelo crítico José Peñin como “vinhos de ótimo preço, jovens, saborosos e fáceis de beber”. Os rótulos destes vinhos são formados por nomes com onomatopeias e as ilustrações – uma atração à parte – são do artista Pere Joan.

O vinho branco seco Bla Bla Bla é elaborado 100% com a uva Premsal, cultivada em vinhedos localizados em Felanitx, onde é solo é conhecido como “call vermell”, responsável por fornecer ao exemplar características únicas, além de um excelente equilíbrio com a fruta. A produção deste vinho branco é pequena, e as uvas são cuidadosamente selecionadas e colhidas manualmente.