Prugnolo Gentile

A uva Prugnolo Gentile, conhecida popularmente também como Sangiovese, encontra-se entre uma das castas mais cultivadas da Itália. Utilizada na elaboração de vinhos tintos na Toscana, essa variedade dá origem a alguns dos melhores vinhos do país.


Trata-se de uma uva valorizada pela elevada acidez e firmes taninos que apresenta e adiciona aos vinhos. Além disso, o uso de barris de carvalho tornou-se mais popular entre os produtores, a fim de intensificar os sabores mais ricos que a Prugnolo Gentile possui.


Fora da região da Toscana, a uva Prugnolo Gentile é amplamente cultivada no Lazio, Umbria, Marche e Córsega. Em outras regiões vinícolas ao redor do mundo, como na Califórnia e na Austrália, por exemplo, as altas temperaturas são responsáveis por elevar o nível de acidez da variedade.


As vinhas da Prugnolo Gentile apresentam um amadurecimento tardio, isto é, resultam em uvas com maiores níveis de concentração e vinhos mais ricos, que agradam a diferentes paladares. Quando as vinhas são incentivadas a produzir maiores rendimentos, os níveis de acidez dos vinhos são acentuados e sua coloração escura é visivelmente diluída.


Apesar de ser uma das uvas mais cultivadas da Itália, a Prugnolo Gentile não é cultivada com frequência em regiões fora do seu país de origem – cerca de 90% das suas videiras são cultivadas na península italiana. No entanto, uma exceção de destaque na produção de vinhos Prugnolo Gentile encontra-se na ilha francesa de Córsega, onde a variedade é extremamente influenciada pelo terroir, dando origem a vinhos de excelente qualidade.


Os bons vinhos Prugnolo Gentile são exemplares com elevada acidez, taninos firmes e bem equilibrados, que apresentam sabores marcantes e complexos, bem como caráter herbáceo e rústico em algumas vezes. Tais vinhos harmonizam-se bem como pratos que contenham frango, carne de porco ou cordeiro, além de massas e pizzas italianas.

7 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por