Tinto Cão

A uva Tinto Cão é nativa do Douro e muito utilizada pelos produtores locais para a elaboração do famoso vinho fortificado português, o Vinho do Porto.

Consagrada pela tradição e prestígio dos vinhos que produz, a uva Tinto Cão é a quinta variedade mais cultivada na região, dando origem a vinhos com uma ampla variação de tonalidade e caráter, que apresentam aroma predominantemente floral e equilibram com excelência os níveis de açúcar e acidez.

Com uma película estrutural densa e grossa, que protege os bagos de fungos, pragas e das altas temperaturas da região, a uva Tinto Cão apresenta melhores resultados com a colheita tardia, quando o amadurecimento total dos cachos possibilita a elaboração de vinhos fantásticos, com textura aveludada, muita elegância e finesse.

Apesar de resistente, a baixa produtividade e longo período de maturação restringem o cultivo da uva Tinta Cão a algumas poucas regiões do globo. Fora da Espanha, a uva Tinto Cão pode ser encontrada nas vinícolas californianas, onde é utilizada para a elaboração de vinhos ao estilo porto. Mesmo no Douro, sua terra natal, a variedade ocupa apenas 1% das áreas destinadas ao plantio de vinhas.

Com cachos de tamanho reduzido e bagos de cor negro-azulada a Tinto Cão oferece uma ótima combinação em cortes com as uvas Touriga Nacional e a Aragonez.