Zweigelt

A uva tinta Zweigelt é bastante cultivada nas regiões vinícolas da Áustria, ocupando cerca de 8.000 hectares, mas também pode ser encontrada em menor escala em países como a República Tcheca, Alemanha, Hungria, Eslováquia, Japão, Inglaterra e Canadá.

Acredita-se que a Zweigelt foi criada em 1922 pelo cientista austríaco Friedrich Zweigelt, que cruzou as uvas Saint-Laurent e Blaufränkisch (Lemberger, na Alemanha). Diferentemente das suas progenitoras, a Zweigelt se adapta bem à variações climáticas bruscas e tem um amadurecimento intermediário, mais precoce do que a Lemberger e mais tardio do que a Saint-Laurent.

Unindo a maciez e elegância da uva Saint-Laurent com a acidez da Lemberger, a Zweigelt é utilizada com grande frequência na elaboração de vinhos varietais, mas também é possível encontrá-la em blend com as uvas Cabernet Sauvignon e Merlot, originando uma releitura austríaca dos vinhos do tipo bordalês.

A Zweigelt apresenta bons rendimentos e elevada resistência a diversas doenças, como o míldio (Plasmopara viticola), doença fúngica que infecta as partes verdes da planta.  

Na Áustria, a uva Zweigelt também é utilizada para a produção dos vinhos de gelo, um tipo de vinho doce produzido a partir do prensamento de uvas que congelaram ainda na videira. Essa técnica confere aos vinhos maior concentração de açúcar residual, resultando em exemplares mais exuberantes. Os principais países que utilizam essa técnica são Alemanha, Canadá e Áustria.

Os vinhos que apresentam a Zweigelt em sua elaboração são exemplares leves e fáceis de beber, que possuem excelentes taninos e notas picantes. Os aromas frequentemente encontrados nesses vinhos são os de cereja, framboesa, cassis e canela. Para a harmonização ideal desses exemplares, recomendam-se pratos que contenham carne grelhadas, especialmente a de cordeiro.

O vinho tinto “Zweigelt 2010”, do renomado produtor austríaco Wilhelm Bründlmayer, foi elaborado com uvas Zweigelt colhidas na região austríaca de Kamptal. Esse exemplar é excelente para harmonizar com carnes grelhadas e pratos a base de molho de tomate, uma vez que é um vinho marcante e frutado, possuindo um toque elegante que garante uma experiência singular.