Abruzzo

Abruzzo é uma região emergente na Itália, conhecida principalmente pelos saborosos vinhos Montepulciano d’Abruzzo, que podem ser exemplares muito agradáveis e cheios de fruta, com ótima acidez e, por vezes, excelente relação qualidade e preço.

Localizada na parte centro-oriental da Itália peninsular, a região de Abruzzo possui fundamental importância para a vinicultura italiana. Abruzzo é a quinta maior área produtora de vinhos italianos. A produção de vinhos anual da região é quase duas vezes maior do que a produção de Toscana, ainda que Abruzzo apresente cerca de metade da área de vinhedos plantados.

O relevo da região é formado por colinas e montanhas, incluindo a imponente cordilheira dos Appennini, cuja altitude ultrapassa os 2.000 m. Abruzzo possui 150 km de costa, com características bastante peculiares: ao norte, o cenário é baixo e retilíneo, composto por terrenos amplos e arenosos; já na parte sul, encontram-se terrenos marcados por uma densa vegetação mediterrânea.

A região de Abruzzo apresenta, portanto, clima marítimo e continental, com temperatura média anual variando entre 8 e 12ºC na zona das montanhas, e 12 e 16ºC na parte marítima.

A uva de maior predominância nos vinhedos de Abruzzo é a uva Montepulciano que pode originar excelentes vinhos tintos. Outra casta que também pode ser encontrada nos vinhedos da região italiana é a uva branca Trebbiano, que dá origem a outro vinho famoso da área, o Trebbiano d’Abruzzo.

O vinho tinto Montepulciano d’Abruzzo não é somente o símbolo da região de Abruzzo, como também é um dos vinhos italianos mais comercializados em todo o mundo. Em 1968, o exemplar recebeu a DOC Montepulciano d’Abruzzo. Tal denominação abrange a maior parte da região italiana.

Os melhores vinhos Montepulcianos são da parte norte da região de Abruzzo, onde a cordilheira dos Apeninos (Appennini) aproxima-se do mar. Dentre os 500 mil hectolitros do vinho Montepulciano d’Abruzzo produzidos anualmente, cerca de dois terços provêm do distrito de Chieti.

A uva Montepulciano apresenta coloração profunda, baixa acidez e taninos doces, conferindo aos vinhos caráter frutal delicado que o torna bom enquanto jovem. No entanto, os exemplares elaborados a partir da uva Montepulciano podem ser degustados também com 10 anos de vida.

16 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por